Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Investimento

Setor avícola capixaba se expande com recursos de Programa de Fomento do Bandes

Programa representa uma ampliação da produção na ordem de 6 milhões de aves/ano.

25.01.2012. Foto: Marcos Peron/virtualphoto.net
25.01.2012. Foto: Marcos Peron/virtualphoto.net

O Programa de Avicultura do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) tem ampliado a produção de frangos no Espírito Santo. Atualmente, são 30 galpões financiados com recursos do banco, sendo 26 concluídos e outros quatro em construção. Isso representa uma ampliação da produção na ordem de 6 milhões de aves/ano.

A procura de recursos para investimento segue a tendência de crescimento do setor avícola, beneficiado pela redução do efetivo nacional de bovinos que somou 214,9 milhões de cabeças em 2017, 1,5% menos que no ano anterior, conforme dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano passado. Desde que começou a funcionar, em 2003, o programa do Bandes movimentou mais de R$ 40 milhões para o setor avícola capixaba, sendo R$ 14,5 milhões apenas em 2018.

No setor de agronegócio, a avicultura já é o segundo segmento com mais recursos aprovados pelo Bandes, ficando atrás apenas da tradicional produção cafeeira. O diretor de Crédito e Fomento do Banco de Desenvolvimento capixaba, Everaldo Colodetti, destaca que os números de projetos aprovados confirmam a tendência.

“A qualidade dos projetos que estão sendo implantados mudou as características da produção avícola capixaba. O acesso, a assistência técnica, a tecnologia adequada e os recursos financeiros mudaram o patamar do produtor de aves vivas que atuava de forma individualizada, para um produtor que atua dentro de um sistema integrado de produção”, enfatiza Colodetti.

Os números da avicultura no Espírito Santo mais que dobraram entre 2006 e 2017, segundo dados do Censo Agropecuário do IBGE. A produção de aves cresceu 115%, enquanto a de ovos teve um aumento de 174% – dados muito acima da média brasileira e dos principais estados produtores.

Dos recursos contratados junto ao Bandes (2013-18), cerca de 20% foram destinados à construção de novas granjas e outros 5% para a modernização de ambientes já em funcionamento. A maioria dos recursos, 45% do total, foi para capital de giro, majoritariamente empregado na aquisição de insumos para produção.

Com o sistema de produção avícola integrado, há vantagens para todos os lados. Para o avicultor, há a garantia de venda do produto a preços justos, o acesso à tecnologia para a construção de instalações e para a operacionalização da atividade e fornecimento de insumos (ração, pintos de um dia, produtos veterinários, além de outros). Já a agroindústria ganha com regularidade da oferta e com a possibilidade de se obter matéria-prima de qualidade superior.