Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Setor avícola nacional reúne-se em Chapecó (SC)

10o Simpósio Brasil Sul de Avicultura e a 1a Brasil Sul Poultry Fair iniciam nesta terça-feira (31/03).

Redação (31/03/2009)- Chapecó se prepara para ser o centro das atenções no setor avícola a partir desta terça-feira, dia 31 de abril, quando iniciam dois eventos promovidos pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários: o 10° Simpósio Brasil Sul de Avicultura e a 1ª Brasil Sul Poultry Fair. A solenidade de abertura do simpósio está agendada para as 19 horas, no teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês. A Poultry Fair abrirá às 14 horas.

A Poultry Fair reunirá as principais empresas dos setores de genética, nutrição, sanidade, equipamentos, aditivos e geradoras de tecnologias que poderão apresentar suas novidades e produtos, permitindo a construção do network. Entre os expositores confirmados estão as empresas Novus, Hach Tech, Fort Dodge, Novartis e Poli Nutri que farão eventos simultâneos na sala Cyro Sosnoski, no Centro de Cultura e Eventos. A programação do Simpósio inicia às 19h15, do dia 31 de março, com a palestra de abertura “Atualidades e Perspectivas frente à “crise”, desafios e oportunidades, com o professor, Luis Almeida Marins Filho, da Instituição Anthropos Consulting. A abertura da 1ª Brasil Sul Poultry Fair será às 14 horas do dia 31.

No dia 1° de abril, às 8h30 iniciará o módulo “Mercado” com a palestra “Normas atuais de produção animal (IN65, IN04), com a doutora Maria Angélica Ribeiro de Oliveira, diretora do DFIP da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Às 9h30, o médico veterinário da Coopercentral Aurora, Rodrigo Toledo abordará o tema “Uso de Aditivos na Produção Avícola Moderna: da Teoria à Prática”. Das 10h30 às 11 horas, intervalo.

Às 11 horas, será a vez do tema “Microbiologia intestinal clostridiose, com o professor doutor, Hafez Mohamed Hafez, do Institute of Poultry Diseases Free University Berlin.

No período da tarde, às 13h30, ocorrerá o módulo “Nutrição”, com a palestra “Nutrição X Temperatura Ambiente”, com o doutor Robert Teeter, da Oklahoma State University. Às 14h30, o tema será (Nutrição x Imunidade”, com o doutor Douglas Korver, da University of Alberta. Às 15h30, “Nutrição x Tamanho do ovo e qualidade de pintinhos”, com a doutora Julia Dibner, da Novus Internacional.

Às 16h30, será a abertura dos estandes da 1ª Brasil Sul Poultry Fair, para visitação. Às 20h30, haverá jantar/show com o humorista Diogo Portugual.

No dia 2 de abril, no período da manhã será o módulo “Manejo”. Às 8 horas, inicia a palestra “Ambiência x Bem estar animal”, com o doutor Tuffi Bichara, da Nutron Alimentos. Às 9 horas, o médico veterinário da Globoaves, Bernardo Bocchese Gallo, falará sobre “Dark House – manejo x desempenho frente ao sistema tradicional”. Das 10 às 10h30, intervalo.

Às 10h30, será a palestra “Estratégias para redução de custo em frangos de corte”, com o consultor, Iesser Duarte Salah. Às 11h30, o professor da Faculdade de Agronomia da UFRGS, doutor Sérgio Vieira, falará sobre “Condenas em abatedouros”.

Na parte da tarde, será o módulo “Sanidade”. Às 13h30, o professor doutor da ULBRA, Hamilton Moraes, prelecionará sobre “Doença de Gumboro – estratégias de imunização”. Às 14h30, a professora doutora Silvana Lima Gorniak, da faculdade de Veterinária da Universidade de São Paulo (USP), falará sobre “Antibioticoterapia em frangos de corte”.

Entrevista- O Núcleo Oeste de Médicos Veterinários promove a partir desta terça-feira, em Chapecó, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, o 10° Simpósio Brasil Sul de Avicultura e a 1ª Brasil Sul Poultry Fair, que ocorrem simultaneamente, nos dias 31 de março, 1° e 2 de abril.

Nesta entrevista, o presidente do Núcleo e coordenador geral dos eventos, Miguel Canal, explica os ajustes imprimidos no simpósio, considerado o melhor fórum de discussão aplicada e dirigida da avicultura do Mercosul.

Que motivos tornaram este evento o maior e melhor Simpósio de Produção de Aves do Brasil e do ConeSul?

Miguel Canal – Não temos dúvida alguma de que o sucesso deve-se ao fato de ouvir os profissionais do ave-negócio, suas necessidades, dúvidas e questionamentos e, a partir disso, buscar os melhores palestrantes no cenário mundial. Aliado aos valores justos que são cobrados nas inscrições, patrocínios e nos stand””s, ditaram a credibilidade crescente deste evento. Além da cortesia do povo chapecoense e da estrutura de serviços que aqui oferecemos.

Quais as principais mudanças ocorridas no Simpósio?

Canal – O Simpósio Brasil Sul de Avicultura está consolidado há alguns anos graças ao empenho e dedicação de dezenas de médicos veterinários que, ao longo do tempo, coordenaram o evento e foram moldando a programação e o formato de maneira a atrair cada vez mais o público interessado. Uma das mudanças mais significativas foi a transferência do simpósio para o Centro de Cultura e Eventos de Chapecó, com capacidade para 1.000 pessoas acompanhar as palestras. A realização da 1ª Brasil Sul Poutry Fair, que é uma feira de relacionamentos e oportunidades constitui-se na maior inovação deste ano.

Qual é o objetivo da 1ª Brasil Sul Poultry Fair?

Canal – A Poultry Fair é uma feira que reúne no mesmo espaço as principais empresas dos setores de genética, nutrição, sanidade, equipamentos, aditivos e geradoras de tecnologias, para apresentar novidades e produtos, permitindo a construção do network. Entre os expositores estão as empresas Novus, Hach Tech, Fort Dodge, Novartis e Poli Nutri que, além de apresentar seus produtos, farão eventos simultâneos na sala Cyro Sosnoski, no Centro de Cultura e Eventos.

Como é definida a programação do Simpósio?

Canal – Tomamos o maior cuidado com a programação científica, pois foi assim que nosso Congresso se tornou respeitado. Elegemos os temas mais polêmicos e atuais, que simbolizam os desafios dos diferentes setores da cadeia produtiva. Mas a melhor estratégia foi fazer os próprios congressistas e toda a comunidade técnica ditar as necessidades na programação, ou seja, nós oferecemos o que é a necessidade do cotidiano das empresas. Além disso fazemos uma forte consulta prévia nos meios acadêmicos e nas unidades de pesquisa voltadas à produção avícola.

Existe algum momento de entretenimento na programação?

Canal – Sim, no dia 1° de abril, haverá o show com o comediante Diogo Portugal, patrocinado pela Elanco Saúde Animal, apoiadora do Simpósio desde a primeira edição. O show ocorrerá a partir das 20h30, no Teatro do Centro de Eventos, seguido de jantar de confraternização que será no Salão Nobre Nelson Galina, no último andar do Centro de Cultura e Eventos. Todos os inscritos no simpósio ganham o ingresso para o show e para o jantar. Será uma grande festa.

Qual o perfil do público do evento?

Canal – O perfil é bastante variado. Temos diretores, gerentes, técnicos e profissionais, que atuam há anos no setor e também estudantes. Estão confirmadas caravanas de acadêmicos das principais universidades do Sul do país à exemplo de Canoinhas, Curitiba, Porto Alegre, Xanxerê, Santa Maria, Florianópolis, Lages, Itapiranga e da Udesc de Chapecó.

Quais os destaques da programação técnica?

Canal – A programação do Simpósio inicia às 19h15, desta terça-feira, 31 de março, com solenidade de abertura e presença de autoridades e convidados, seguida da palestra “Atualidades e Perspectivas frente à “crise”, desafios e oportunidades”, com o professor Luis Almeida Marins Filho, da Instituição Anthropos Consulting. Por outro lado, a abertura da 1ª Brasil Sul Poultry Fair será às 14 horas do dia 31.

E no segundo dia do evento?

Canal – No dia 1° de abril, às 8h30 iniciará o módulo “Mercado” com a palestra “Normas atuais de produção animal (IN65, IN04), com a doutora Maria Angélica Ribeiro de Oliveira, diretora do DFIP da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Às 9h30, o médico veterinário da Coopercentral Aurora, Rodrigo Toledo abordará o tema “Uso de Aditivos na Produção Avícola Moderna: da Teoria à Prática”. Das 10h30 às 11 horas, intervalo.

Às 11 horas, será o vez do tema “Microbiologia intestinal clostridiose, com o professor doutor, Hafez Mohamed Hafez, do Institute of Poultry Diseases Free University Berlin. No período da tarde, às 13h30, ocorrerá o módulo “Nutrição”, com a palestra “Nutrição X Temperatura Ambiente”, com o doutor Robert Teeter, da Oklahoma State University. Às 14h30, o tema será (Nutrição x Imunidade”, com o doutor Douglas Korver, da University of Alberta. Às 15h30, “Nutrição x Tamanho do ovo e qualidade de pintinhos”, com a doutora Julia Dibner, da Novus Internacional. Às 16h30, será aberta a 1ª Brasil Sul Poultry Fair para visitação.

Na quinta-feira, dia 2, ainda haverá palestras durante todo o dia?

Canal – No dia 2 de abril, no período da manhã será o módulo “Manejo”. Às 8 horas, inicia a palestra “Ambiência x Bem estar animal”, com o doutor Tuffi Bichara, da Nutron Alimentos. Às 9 horas, o médico veterinário da Globoaves, Bernardo Bocchese Gallo, falará sobre “Dark House – manejo x desempenho frente ao sistema tradicional”. Das 10 às 10h30, intervalo. Às 10h30, será a palestra “Estratégias para redução de custo em frangos de corte”, com o consultor, Iesser Duarte Salah. Às 11h30, o professor da Faculdade de Agronomia da UFRGS, doutor Sérgio Vieira, falará sobre “Condenas em abatedouros”.

Na parte da tarde, será desenvolvido o módulo “Sanidade”. Às 13h30, o professor doutor da ULBRA, Hamilton Moraes, prelecionará sobre “Doença de Gumboro – estratégias de imunização”. Às 14h30, a professora doutora Silvana Lima Gorniak, da faculdade de Veterinária da Universidade de São Paulo (USP), falará sobre “Antibioticoterapia em frangos de corte”.