Associações

Setor avícola não terá outra opção a não ser diminuir drasticamente a produção

Avalição da Asgav e Sipargs se dá em consequências do embargo da União Europeia

Setor avícola não terá outra opção a não ser diminuir drasticamente a produção

A Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) e o Sindicato da Indústria de Produtos Avícolas no RS (SIPARGS), veio a público emitir um manifesto em relação a suspensão da habilitação de 20 agroindústrias exportadoras de carne de frango, anunciadas recentemente pela União Europeia.

“Este manifesto é emitido com uma avaliação mais apurada e realista da situação, após alguns dias do anúncio da União Europeia”, comunicou as associações gaúchas.

“Os impactos na comercialização da carne de frango já estão sendo sentidos fortemente nos últimos meses pelas Empresas do segmento, sendo que de acordo com pesquisas de mercado, o preço do frango é o mais baixo dos últimos 12 anos.

Com a queda de preços (que já chegaram ao fundo do poço) e que já aconteceram no decorrer do ano de 2018, diretamente ocasionada pelo embargo da Europa, aliado ao impacto causado pelo alto custo dos grãos, o setor avícola não terá outra opção à não ser a “diminuição drástica de produção” reduzindo a oferta interna ao tamanho do mercado, procedimento adequado em situações de excesso de oferta ocasionadas por efeitos externos”, pontuou em comunicado.

As associações reforçaram que a situação poderá gerar desemprego, enxugamento dos volumes de produção e perda de competitividade perante ao cenário internacional. “As alternativas de redirecionamento de volumes de carne de frango para outros países já estão em andamento. A busca de novos mercados e adequações do mercado interno de oferta e procura já estão em prática. O impacto no mercado da carne de frango acontecerá em um determinado período, devendo voltar o equilíbrio e estabilidade em breve”, alertou. Com informações Asgav.