Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Setor produtivo brasileiro apoia pesquisas sobre vacina contra gripe aviária

ABPA defende que países que optarem pela vacinação não enfrentem barreiras comerciais

27.01.2012. Foto: Marcos Peron/virtualphoto.net
27.01.2012. Foto: Marcos Peron/virtualphoto.net

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) manifestou seu apoio à realização de estudos sobre a vacinação contra a gripe aviária, em conformidade com as posições do International Poultry Council (IPC) e do International Egg Council (IEC), conselhos internacionais do setor. Em comunicado divulgado hoje (22/05), a entidade ressaltou que, embora não seja necessária a adoção da vacinação para a produção nacional – uma vez que a estratégia brasileira é baseada no monitoramento e erradicação de possíveis focos -, o setor produtivo brasileiro defende que não haja restrições comerciais aos países que optarem por adotar essa medida.

A ABPA enfatizou que a eventual implementação da vacinação será estritamente decidida pelo Ministério da Agricultura, por meio do Plano Nacional de Sanidade Avícola. O assunto está em discussão durante a 90ª reunião da Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa), realizada esta semana na França. Na sexta-feira (19/05), o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Carlos Goulart, afirmou que o Brasil é contrário à vacinação das aves.

Identificação

“A estratégia mais comum atualmente é identificar rapidamente os focos, eliminá-los e retomar a produção o mais rápido possível, uma vez que o ciclo de produção de carne de aves é bastante curto. Embora isso cause um impacto considerável, conseguimos interromper a cadeia do vírus e manter nosso status de país livre da gripe aviária”, destacou Goulart.