Show Rural 2001

Transmissão de conhecimento é objetivo principal da Coopavel.

Redação AI – 15/02/2001 – Ontem (14/02/2001), o Show Rural Coopavel registrou a entrada de 21.694 agricultores e pecuaristas, totalizando 60.521 visitantes nestes três dias de evento. Foi registrada a presença do secretário de Estado da Indústria e Comércio, Eduardo Sciarra, além de diversas autoridades políticas da região. “Neste terceiro dia tivemos um número muito grande de visitantes e o mesmo interesse por parte dos agricultores em buscar tecnologia. A presença de agricultores e pecuaristas ultrapassou a casa dos 60 mil. Para os próximos dois dias, a nossa expectativa é de receber um número ainda maior de agropecuaristas”, sentencia Dilvo Grolli, diretor presidente da Coopavel e coordenador geral do Show Rural. A partir do Show Rural Coopavel 2000, a Zeneca começou a desenvolver em conjunto com a Coopavel, o projeto “Escola no Campo”. O projeto tem por objetivo criar uma geração de agricultores mais conscientes sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. Na primeira etapa do projeto que foi encerrada hoje no Show Rural, 2049 crianças foram treinadas, apenas na área de atuação Coopavel. Neste ano, o projeto será entre a Coopavel e Syngenta. A mudança deve-se a fusão que houve entre o departamento Agrícola da Zeneca e o departamento Agrícola da Novartis, que formaram a Syngenta, que continuará desenvolvendo esse trabalho. Durante a solenidade de encerramento do programa, 42 crianças foram premiadas com bicicletas. Elas apresentaram trabalhos, desenhos e frases sobre a preservação ambiental, que foram desenvolvidos durante o ano de 2000. Terezinha Costa, secretária de Educação de Vera Cruz do Oeste, louvou a iniciativa, dizendo que “o projeto veio para enriquecer o trabalho e a vida no campo”. O projeto foi desenvolvido com quatro objetivos principais: preservar o meio ambiente; os jovens com menos de 18 anos, pela lei, não devem manusear agrotóxicos; o agricultor precisa produzir alimentos saudáveis; e sensibilizar os pais através das crianças da importância do uso correto dos defensivos agrícolas. “Com estes objetivos, buscamos educar os agricultores do futuro, dando uma consciência maior do uso seguro e correto de defensivos agrícolas”, alerta Egidio Moniz, gerente de Segurança de Produto e Meio Ambiente da Syngenta. O programa lembra que precisamos alimentar o mundo com responsabilidade. Segundo o diretor operacional da Syngenta, Joseph Sherman, “a Syngenta se preocupa com que seus produtos sejam usados corretamente para produzir alimentos saudáveis, sem afetar o meio ambiente, além de fazer questão de educar”, informa. Para Dilvo Grolli, “precisamos cumprimentar a todos que trouxeram esse projeto, pois estão integrando o programa de qualidade total que a Coopavel busca no campo. Daqui a alguns anos, teremos adultos conscientes no campo, garantindo dias melhores”, exalta o presidente da cooperativa. No encerramento, a empresa e cerca de 250 crianças que estavam presentes, soltaram 7.000 balões, com sementes de Ipê Amarelo, que deverão germinar ao cair no solo.