Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Show Rural já recebeu 15,8 mil visitantes

O setor de avicultura da Coopavel premiou hoje (13/02/2001) os produtores que alcançaram os melhores resultados zootécnicos e de conversão alimentar.

Redação AI – 13/02/2001 – Foi aberto ontem (12 de fevereiro de 2001) o Show Rural Coopavel 2001, que contou com a presença de 15.861 visitantes, até o momento. Estiveram presentes diversas autoridades do setor como o superintendente da CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento, Jorge Agemiro Dias, representantes políticos como os deputados federais Werner Wanderer, Élio Rusch, Dilceu Sperafico; estadual, Antonio Carlos Baratter; o senador Osmar Dias; o secretário estadual da Agricultura, Antonio Leonel Poloni e a governadora em exercício, Emília Belinati.

Emilia declarou que o Show Rural Coopavel é o evento mais importante do país no setor da agropecuária e isso precisa ser reconhecido. A governadora, após a visita no campo declarou que a Coopavel, através desse evento, contribui imensamente para o desenvolvimento da agricultura.

Para o senador Osmar Dias, esse evento é disparado o melhor do Brasil neste gênero. Osmar visitou o Centro Tecnológico da cooperativa e na volta afirmou estar impressionado com o trabalho de conscientização da necessidade de preservação do meio ambiente, apresentado na maquete, confirma o senador.

A visitação de produtores foi intensa e produtiva. O agricultor Armindo Echardt, de Sede Alvorada considera o evento muito bonito, caprichado e muito importante para os agricultores. É o terceiro ano que eu participo e aqui dá para ver de tudo, todos os lançamentos, as tecnologias de máquinas e de lavouras. É muito bom, comenta Armindo.

O coordenador geral do Show Rural Coopavel, Rogério Rizzardi, avalia o primeiro dia como extremamente positivo. Estamos muito felizes pelo desprendimento dos produtores na forma de estar procurando um aprimoramento. E isso é o que vale, proporcionar ao produtor o acesso ao conhecimento, afirma Rizzardi.

Avicultura – O setor de avicultura da cooperativa premiou hoje (13/02/2001) os produtores que alcançaram os melhores resultados zootécnicos e de conversão alimentar no período do ano 2000. Na conversão alimentar corrigida por peso médio de 2,250 kg, a colocação foi a seguinte: 1 lugar, Estanislau de Jesus Mazureki, de Espigão Azul; 2 Salvador Bialeski, de Cascavel; em 3 Vanderlei Darci Kriesel, de Campo Bonito. No índice de eficiência produtiva, os premiados foram: 1 lugar, Jaime Leonel Ferreira, de São Sebastião; 2 Estanislau de Jesus Mazureki, de Espigão Azul; e, em terceiro, Roque Bonato e Hermes Bonato, de Cascavel.

Os avicultores puderam ver também o que existe de mais moderno em equipamentos controladores de temperatura, exaustores, campânulas automáticas, sistemas de climatização de aviário adaptados às condições brasileiras, entre outros. Vendo os produtos lado a lado, o avicultor tem condições de avaliar as diferenças e vantagens de cada um. Todas as empresas que possuem equipamentos para aviário estão presentes no estande da avicultura durante o Show Rural Coopavel.

O sistema de climatização automática, uma das grandes novidades do setor, consiste no controle automático de temperatura, umidade relativa do ar, ventilação, cortinas, e outros tantos itens fundamentais para o bom desenvolvimento do lote. Esses equipamentos vão operar no momento oportuno, no tempo exato, dando a segurança de uma produção eficaz, aproveitando o potencial genético do frango, dando perspectivas de bons resultados. Os avicultores acompanharam ainda exposições técnicas sobre o panorama mundial da carne de frango.

Integração – No setor de pecuária de corte, foi abordado o tema Integração Lavoura e Pecuária, onde foi traçado um comparativo da lucratividade entre o sistema de rotação de culturas tradicional e o sistema integrado com pastagem, num período de três anos. De acordo com o engenheiro agrônomo Clayton Alvino Francisco de Souza, com a integração, o produtor terá maior lucratividade no inverno, porque o gado vai ganhar peso, quando normalmente perde, e a lavoura estará recebendo a cobertura verde necessária.

Após a safra de verão, o produtor planta aveia, azevém e trevo consorciados e num período de apenas três meses, o gado vai ganhar peso, atingindo uma média de 1,10 kg/dia, de 400 a 600 kg/ha. Cerca de 45 a 50 dias antes do plantio para a próxima safra, que será no sistema direto, o gado é retirado da área. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná, num período de três anos, o produtor aumenta sua lucratividade em aproximadamente 51%.