Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Simpósio Brasil Sul de Avicultura começou terça

O professor Luiz Almeida Marins Filho abriu o Simpósio com uma palestra sobre a crise econômica mundial.

Redação (02/04/2009) – “A crise separa os ruins dos bons e o grande problema é que às vezes a gente se deixa contaminar e não visualiza nenhuma oportunidade”. Com essa afirmação o professor Luiz Almeida Marins Filho, da Instituição Anthropos Consulting, iniciou a palestra “Atualidade e perspectivas frente à crise” após solenidade de abertura do Simpósio Brasil Sul de Avicultura e 1ª Brasil Sul Poultry Fair, promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários, na noite de terça-feira (31), no teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó.

Entre dados econômicos, gráficos, exemplos e informações sobre o que é comentado do Brasil no mundo, a intenção do palestrante foi fazer o público pensar. Marins deixou explícito que os momentos de crise não são tão ruins quanto parecem e que é preciso identificar oportunidades. Os números apresentados pelo palestrante indicam que o Brasil segue como país emergente, mesmo com a crise mundial que afeta a economia do planeta. Segundo pesquisa com 200 empresas transnacionais realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), os empresários pretendem investir no Brasil, Rússia, Índia e China, sendo que destes, 22% colocam o Brasil em primeiro lugar.

As perspectivas do Brasil também foram abordadas por Marins ao salientar que, conforme dados de pesquisas, o mercado brasileiro é o 2° maior fabricante de jatos executivos e helicópteros; 2° maior mercado de biscoitos; 2° maior em fornos de microondas; 2° maior em equipamentos de mergulho e alpinismo; 3° maior em refrigerantes; 3° maior em cosméticos; além de contar com 582 modelos de carros zero disponíveis e 89 tipos de molhos de tomate no mercado. “Nosso país possui mais de 80 produtos que estão entre os primeiros no mercado mundial e, mesmo durante a crise, a matriz energética continua equilibrada, com 35% do petróleo”, assinala Marins.

Segundo Marins, pesquisas como essas concluem que o mundo desconhece de tal maneira o Brasil, que consideram um país atrasado. “O maior erro é querer entender nossa nação como um todo. Ao separar em regiões é possível perceber que o Sul e Sudeste brasileiros seguem em nível de primeiro mundo”, salientou. Para tornar mais consistente essa afirmação, exemplificou que se o Rio Grande do Sul fosse um país seria o 53° maior PIB do mundo, Santa Catarina seria o 60° maior e São Paulo seria o 17° maior, no contexto dos 192 países membros da ONU.

“Quem faz acontecer são pessoas simples, e simplicidade é a regra do jogo”, reforçou o palestrante. Relatou que as exigências do século XXI requerem muito mais do que mudança e novidades. O mercado exige rompimento nas barreiras da comunicação, conceitos e comportamento.

1ª Brasil Sul Poutlry Fair

A Poultry Fair reúne as principais empresas dos setores de genética, nutrição, sanidade, equipamentos, aditivos e geradoras de tecnologias que apresentarão suas novidades e produtos, permitindo a construção do network. Entre os expositores estão as empresas Novus, Hach Tech, Fort Dodge, Novartis e Poli Nutri que desenvolvem eventos simultâneos na sala Cyro Sosnoski, no Centro de Cultura e Eventos.