Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústria

Smithfield busca ativos de carne bovina e aves para comprar nos EUA e Europa

Expansão para carne bovina e aves colocaria a Smithfield, maior produtor mundial de carne suína, mais em linha com concorrentes como Tyson, JBS e BRF

Smithfield busca ativos de carne bovina e aves para comprar nos EUA e Europa

O grupo chinês WH Group, proprietário da Smithfield Foods Inc, está buscando nos Estados Unidos e na Europa ativos de carne bovina e de aves para adquirir, em um movimento que vai aumentar a concorrência com os grandes processadores de carnes globais JBS e Tyson Foods.

Uma expansão para carne bovina e aves colocaria a Smithfield, maior produtor mundial de carne de porco, mais em linha com concorrentes como Tyson, JBS e BRF.

O presidente-executivo da Smithfield, Ken Sullivan, disse à Reuters que está interessado no potencial de diversificação para outras carnes para ampliar o portfólio de produtos da empresa, embora nenhum acordo seja iminente.

“Somos uma empresa de alimentos”, disse ele. “Ninguém disse que nós somos estritamente uma empresa de porco.”

Sullivan não forneceu mais detalhes, mas o grupo controlador WH está à procura de alvos em carne bovina e de aves nos Estados Unidos e na Europa, de acordo com Luis Chein, diretor de relações com investidores do WH Group. Ele se recusou a nomear alvos específicos.

A JBS, maior processadora de carne do mundo, anunciou na terça-feira a venda de ativos na América do Sul, no primeiro acordo da empresa desde que seus fundadores admitiram pagar subornos aos políticos brasileiros em troca de favores.

A JBS, em resposta a perguntas da Reuters na quarta-feira, disse que seus principais ativos dos EUA, incluindo a empresa de frangos Pilgrim’s Pride Corp, não estão à venda.

Uma movimento para adquirir ativos de carne bovina e de aves seria uma reviravolta para a Smithfield, que concordou em vender operações de carne de bovina nos Estados Unidos para a JBS em 2008 por cerca de 565 milhões de dólares e uma participação no produtor de peru Butterball LLC por cerca de 175 milhões de dólares em 2010.