Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Soja registra alta na parcial de dezembro; milho têm movimentos distintos dentre as regiões

Na média de todas regiões acompanhadas pelo Cepea, os valores do farelo subiram 2,1% entre 29 de novembro e 13 de dezembro

Soja registra alta na parcial de dezembro; milho têm movimentos distintos dentre as regiões

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (16/12), pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as demandas por farelo e óleo de soja estiveram firmes no mercado interno na primeira quinzena de dezembro. Já o milho têm movimentos distintos dentre as regiões.

No caso da soja, os colaboradores do Cepea afirmam que esse cenário está atrelado à maior procura por farelo por parte do setor pecuário e à produção de biodiesel, que, desde setembro de 2019, passou a ter mistura de 11% de óleo de soja em sua composição. Nesse cenário, nesta parcial de dezembro, os preços dos derivados em 15 das 25 regiões pesquisadas pelo Cepea são os maiores nominais desde setembro do ano passado.

Na média de todas regiões acompanhadas pelo Cepea, os valores do farelo subiram 2,1% entre 29 de novembro e 13 de dezembro. No mesmo período, o óleo de soja (bruto degomado) posto na cidade de São Paulo se valorizou 0,5%, a R$ 3.664,56 /tonelada na sexta-feira, 13.

Já os preços do milho vêm registrando movimentos distintos entre as praças acompanhadas pelo Cepea, influenciados por condições de oferta e demanda regionais. Assim, enquanto em algumas praças os valores são impulsionados pela retração de vendedores, que continuam à espera de novas valorizações nas próximas semanas, em outras, a ausência de compradores e o maior interesse de agentes em negociar pressionam as cotações.

Entre 6 e 13 de dezembro, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa (Campinas – SP) subiu leve 0,49%, fechando a R$ 48,37/sc de 60 kg na sexta-feira, 13.