Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sorgo: salvação?

O sorgo entra em cena, com a ajuda do governo estadual, para salvar a avicultura pernambucana.

Redação AI 07/02/2003 – A Comissão Estadual de Sorgo e Girassol do Estado de Pernambuco une-se ao governo estadual para buscar uma solução para o desabastecimento de milho no setor avícola pernambucano.

Segundo a o secretário de Produção Rural e Reforma Agrária, Gabriel Maciel, o governo estadual investiu R$ 270 mil na aquisição de 60 toneladas de sementes de sorgo granífero para serem distribuídas nas regiões dos Sertões Centrais. O objetivo é plantar 6 mil hectares em todo Estado.

O que garantiria isso é o contrato de compra e venda firmado entre os pequenos produtores rurais e as empresas associadas à AVIPE (Associação Avícola de Pernambuco), que ficarão responsáveis pela aquisição de toda a produção dos grãos.

“As metas principais a serem atingidas com implantação das atividades da Comissão Estadual do Sorgo e Girassol são a fixação do pequeno produtor à terra, com garantia de trabalho e comercialização da produção”, disse o secretário.

Atualmente, Pernambuco destaca-se como potencial produtor avícola do País. Conforme a Comissão, em 2002, foram plantados 2.650 hectares de sorgo, resultando numa produção de 6,9 mil toneladas. Já para este ano, a previsão é de atingir 10.000 ha plantados, o que representará uma produção de 26 mil t de sorgo e, dentro de quatro anos, estima-se que a plantação alcance 50.000 ha.