Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Steve Leeson destaca manejo de nutrição para produção de aves livres de antibióticos durante evento do CBNA

Um dos maiores especialistas do mundo em nutrição de aves, Steve Leeson, defende mudanças em padrões operacionais da avicultura para viabilizar uma produção com uso racional de antimicrobianos promotores de crescimento. Entre as ferramentas nutricionais para colaborar neste processo, ele destacou bons resultados com uso de plasma spray dried   

Steve Leeson destaca manejo de nutrição para produção de aves livres de antibióticos durante evento do CBNA

NovembroApontado como uma das maiores autoridades mundiais em nutrição avícola, o professor emérito da Universidade de Guelph, no Canadá, Steve Leeson, abre a programação científica da 31a Reunião Anual do CBNA (Colégio Brasileiro de Nutrição Animal) nesta quarta-feira, dia 8 de novembro, em Campinas, no interior de São Paulo.

Com a sala cheia, o especialista realiza “Uma revisão histórica da nutrição e saúde intestinal, os desafios atuais e restrições mundiais de antibióticos promotores de crescimento e como manejar a nutrição de frangos de corte nessas condições”.

Na apresentação desta manhã, ele destacou que medidas de biosseguridade ganham ainda mais importância em sistemas de produção livres de antimicrobianos promotores de crescimento. “É interessante ver que estamos vivenciando um retorno ao foco na biosseguridade. E isso quer dizer que você vai mudar seus padrões operacionais, pois não pode continuar a usar o sistema antigo. Todos os países que visito estão falando sobre isso e sobre mudanças nas legislações. Esta é uma realidade e que vai acontecer. E não é possível passar para um sistema livre de antibióticos usando o manejo que usamos hoje”. 

Entre as alternativas de ingredientes para melhorar a digestibilidade das dietas nos primeiros sete dias dos frangos, ele destacou o plasma sanguíneo spray dried. “A proteína que não é digerida nos primeiros sete dias passa a ser um alimento para bactérias indesejáveis, como o clostridium. Com o objetivo de melhorar a digestibilidade neste período, e reduzir a quantidade de proteínas não digeridas que atingem o intestino e tornam-se alimento para bactérias indesejáveis, o plasma passa a ser um ingrediente ou ferramenta interessante que pode colaborar com o controle de clostridiose clínica ou subclínica”, afirmou.

Ele também ressaltou a importância do uso de prebióticos e ácido butírico como ferramentas para sistemas que estão migrando para uma produção livre de antibióticos. E, quando perguntado se existe uma bala de prata que resolveria todos os problemas gerados pela retirada dos antibióticos, ele disse que não existe tal ferramenta. “Mas a alternativa seria muito trabalho em manejo não só da nutrição, como das aves também”.

A APC do Brasil colaborou com o evento realizado pelo CBNA patrocinando a vinda do Dr. Leeson. “É importante trazer um especialista como ele porque é uma referência mundial e tem uma bagagem muito grande em manejo e nutrição de aves, incluindo anos de experiência com investigação e desenvolvimento de tecnologias para avicultura”, disse o gerente da APC no Brasil, Luis Rangel.