Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição

Suplementação com níveis de vitaminas lipossolúveis para poedeiras leves

O estudo buscou avaliar diferentes níveis de suplementação de vitaminas lipossolúveis para galinhas poedeiras na fase de 28 a 44 semanas de idade 

Suplementação com níveis de vitaminas lipossolúveis para poedeiras leves

AviculturaAs vitaminas são compostos orgânicos necessários em pequenas quantidades no metabolismo das células e que, por não serem produzidas pelas próprias, devem ser ofertadas aos animais monogástricos através da dieta. Experimentos realizados com aves sob desafio mostraram resultados positivos nos parâmetros de desempenho quando as aves foram suplementadas com nível extra de vitaminas, concluindo que esta estratégia pode 2002). Devido a este e outros fatores, a necessidade por vitaminas pelos animais encontra-se aumentada (NRC, 1994), havendo a necessidade de uma suplementação vitamínica ajustada às reais necessidades destas aves para se garantir que suas exigências sejam atendidas e estas possam atingir seu máximo potencial de produção. Com isso, objetivou-se avaliar diferentes níveis de suplementação de vitaminas lipossolúveis para galinhas poedeiras na fase de 28 a 44 semanas de idade.

Material e métodos 

O experimento foi conduzido no Setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa (MG), no período de 17 de Janeiro a 09 de Maio de 2015. Foram utilizadas 300 poedeiras Hy Line White, com 28 a 44 semanas de idade, alojadas em galpão de alvenaria de pé direito de 1,8 m de altura com cobertura de telhas de barro em duas águas, equipado com gaiolas de postura convencional (25x45x40 cm) com cinco galinhas por unidade experimental, dispostas em duas fileiras sobrepostas e um corredor central de 1,5 m de largura entre as fileiras de gaiolas. As médias de temperatura do período experimental foram de 31,1°C a máxima e 22,4°C a mínima. As galinhas receberam ração e água à vontade e 16 horas de luz durante todo o período, respeitando as recomendações de manejo do manual da linhagem (Hy-line, 2015). As aves foram distribuídas em blocos casualizados com dois blocos devido ao peso; seis tratamentos; dez repetições e cinco galinhas por unidade experimental. As avaliações foram realizadas em quatro períodos de 28 dias. A ração basal foi formulada para atender as exigências nutricionais dos animais de acordo com Rostagno et al. (2011) (Tabela 01), com exceção das vitaminas lipossolúveis. Os tratamentos foram constituídos de 0%; 33,3%; 66,7%; 100%; 133,3% e 166,7% das recomendações de suplementação vitamínica apresentada por Rostagno et al. (2011): 7500 UI de Vitamina A, 2000 UI de Vitamina D3, 10 UI de Vitamina E, e 1,8 UI de Vitamina K3, consideradas = 100%, e as vitaminas hidrossolúveis foram adicionadas em valor fixo de 167% da recomendação das Tabelas Brasileiras para não haver deficiência, sendo esse valor igual ao nível máximo de suplementação de vitaminas lipossolúveis de 166,7% (T6). Os níveis de inclusão de cada vitamina lipossolúvel encontram-se na Tabela 02.

Foram avaliados os parâmetros de desempenho: consumo de ração (CR), percentual de postura (POST), peso dos ovos (PO), massa de ovos (MO), conversão alimentar por massa de ovo (CMO), e conversão alimentar por dúzia de ovos (CDZ). Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e os melhores níveis alcançados foram analisados através de regressão ao nível de 5% de probabilidade com o uso do programa estatístico SAEG (2007).

 

Leia a matéria na íntegra AQUI. 

revista