Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza Aviária

Surtos de influenza aviária nos EUA diminuem em maio

Quase 38 milhões de aves foram abatidas neste ano no país por causa da doença.

Surtos de influenza aviária nos EUA diminuem em maio

 Os surtos de influenza aviária nos Estados Unidos diminuíram em maio, mas novos casos ainda estão sendo relatados, sugerindo que os preços de carne e ovos continuarão altos. Quase 38 milhões de aves foram abatidas neste ano no país por causa da doença.

As infecções por vírus altamente patogênico de influenza aviária (HPAI) atingiram o pico em março, resultando no abate de 21 milhões de aves, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Em maio, 700 mil aves foram abatidas. A infecção em granjas comerciais também caiu, de 106 plantéis em abril para 14 em maio.

Quando a doença é descoberta, as aves geralmente são abatidas. Isso contribuiu para os preços mais altos de carne e de ovos neste ano. “O surto de HPAI afetou mais a produção de perus e ovos do que os produtos de frango”, disse a Fitch Ratings em relatório.

Os preços de frango e ovos dispararam no início deste ano e continuam altos. “Os preços dos produtos de frango aumentaram significativamente devido à oferta limitada, altos custos de grãos e logística, inflação salarial e recuperação sustentada da demanda pós-pandemia”, disse a Fitch.

Outros analistas dizem que os preços elevados das aves têm mais a ver com a maior demanda por carne do que com o impacto da influenza aviária sobre a oferta. “Como a demanda doméstica continuou aumentando, a oferta simplesmente não acompanhou”, disse em nota o Steiner Consulting Group.

O USDA disse que a produção de carne de frango deverá aumentar 1% em 2022, para 20,6 milhões de toneladas, enquanto os preços do frango inteiro deverão subir mais de 50%. Já a produção de perus deverá diminuir 3,6%, com os preços subindo cerca de 15%. Quanto aos ovos, a expectativa é de uma queda de 2,6% na produção e aumento de 64% nos preços.