Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústria

Suspensão parcial de exportação à Europa é negativa para BRF

A expectativa do mercado é que o embargo seja resolvido no curto prazo

Suspensão parcial de exportação à Europa é negativa para BRF

A suspensão parcial de exportação de carne de aves à Europa pela BRF é negativa para o crédito da empresa, afirma a agência de classificação de risco Moody’s, em relatório divulgado há pouco. A agência tem a classificação Ba2 negativa para a BRF. A Moody’s calcula que estas exportações correspondam entre 6% e 7% da receita da BRF. “Embora a duração da suspensão dificulte a avaliação do efeito nas métricas de crédito da BRF”, diz o analista da Moody’s Erick Rodrigues. A expectativa do mercado é que o embargo seja resolvido no curto prazo.

O analista pondera ainda, no relatório, que as restrições não têm efeito imediato no estoque da BRF, em trânsito ou já a caminho da Europa. “No entanto, as suspensões ameaçam diminuir os esforços da BRF para reparar a sua reputação na sequência do escândalo da Carne Fraca”, diz.

“Para uma recuperação sustentável, a BRF precisará de lucros alinhados com as normas históricas em todos os segmentos e regiões”, diz Rodrigues. Porém, se o embargo for mais duradouro do que o esperado, há o risco disso provocar ações similares em outros mercados importantes para a empresa, comprometendo o volume e margens de exportação da BRF, afirma.

A BRF foi o principal alvo da terceira fase da investigação, denominada Trapaça, deflagrada no início deste mês. Autoridades denunciaram que cinco laboratórios credenciados no Ministério da Agricultura e setores de análises da BRF que supostamente fraudavam resultados de amostras, informando ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) dados fictícios.