Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Revisa Online

Sustentabilidade e bem-estar na prática

Está no ar a edição 1306 da Revista Avicultura Industrial

Sustentabilidade e bem-estar na prática

Os temas bem-estar animal e sustentabilidade dentro dos sistemas produtivos são extremamente importantes e cada vez presentes nas rotinas das granjas. As exigências de mercado tem se transformado em orientações técnicas, algumas caminhando para legislações específicas aqui no Brasil, como já ocorre em outros países do mundo.

É cada vez mais claro a não existência das dicotomias: “produzir grandes volumes de proteína animal ou ter bem-estar animal”; “produzir alimentos em quantidade suficiente para alimentar uma população que só cresce no mundo ou ser sustentável”. É um antagonismo que não cabe mais dentro do agronegócio moderno e gradativamente deixará de existir como conceito propalado aos ventos no setor produtivo.

A incorporação de novos manejos, capacitação da equipe de colaboradores e inovação tecnológica demonstram ser possível ampliar os ganhos de eficiência nas granjas ao mesmo tempo em que se busca atender a um consumidor em transformação, com diferentes níveis de exigência sobre os alimentos que chegam a sua mesa. Esse movimentado tem acelerado o fim das dicotomias citadas aqui, impondo uma nova realidade no campo.

É muito claro que estas mudanças seguem um ritmo próprio, por vezes acelerado, até regredindo em outras. Mas, elas estão em curso e não podem ser ignoradas. A presente edição traz um amplo panorama deste processo. Em matéria, é apresentada uma granja sustentável, onde o modelo de produção abarca cuidados ambientais e de bem-estar animal. Outro conteúdo destaca o recém-lançado “Manual de Boas Práticas para o Bem-estar de Galinhas Poedeiras Criadas Livres de Gaiolas”, elaborado em parceria pelo Ministério da Agricultura, Embrapa Suínos e Aves e Esalq-USP. E, na entrevista, o executivo Paulo Silveira discute o papel das foodtechs, startups ligados ao setor de alimentos e varejo, na transformação dos hábitos de consumo e sistema alimentar do país, apontando importantes tendências.

Há um novo e acelerado mundo em ebulição, que a triste realidade imposta ao país pela pandemia de Covid-19 ainda não deixou emergir, mas irá avançar rapidamente nos próximos anos, quando superarmos o trágico momento em que vivemos.

Uma boa leitura!
Humberto Luis Marques

Assine agora mesmo e receba no conforto do seu lar a edição impressa da Avicultura Industrial. São mais de 100 anos de credibilidade, priorizando a informação segmentada e de qualidade para os leitores mais assíduos. Mantenha-se atualizado com conteúdos exclusivos do setor avícola.