Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Descarbonizar

Sustentabilidade passa a ser a palavra de ordem no agro

O desafio de se manter como um dos principais fornecedores mundiais de alimento está ligado a questões como sustentabilidade, bem-estar animal e, principalmente, sanidade

Sustentabilidade passa a ser a palavra de ordem no agro

A produção avícola brasileira irá crescer em 2021, tanto em produção quanto em exportações. Os números serão mais uma vez recordes, com avanços significativos nas principais regiões produtoras do país, hoje formada pelos Estados da região Sul, mas com crescimentos também no Centro-Oeste. Não só a avicultura será motivo de recordes neste ano, mas outras atividades como a suinocultura e a produção de grãos também irão apresentar números expressivos ao longo dos próximos anos, sendo fundamental para alimentar uma população mundial que cresce.

O fato, no entanto, é que os desafios têm se transformado. Eles não são apenas os de campo, relacionados a questões zootécnicas ou de sanidade, por exemplo. Qualquer atividade produtiva enfrenta atualmente e tem de se adaptar a aspectos ligados à preferência do consumidor, demandas de uma produção sustentável e exigências cada vez maiores dos mercados internacionais. Os mercados se tornaram volúveis, com mudanças acontecendo muito rápido, o que exige de toda a indústria avícola, e do agro, em geral, uma atenção constante destas modificações.

Como desafios importantes para os próximos para que o Brasil permaneça como um dos maiores players mundiais em fornecimento de alimentos estão o bem-estar-animal, a sanidade e a sustentabilidade. Os sistemas produtivos agrícolas e pecuários vivem um período de fortes transformações, impulsionadas por questões relacionadas às mudanças climáticas, com impactos em seus modelos de produção.

Confira a matéria completa no Anuário 2022 da Revista Avicultura Industrial