Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tailândia mata 1 milhão de frangos para conter surto de gripe

País mobilizou tropas e prisioneiros a fim de acabar com a doença que vem degradando a avicultura asiática.

Redação AI 26/01/2004 – 05h35 – A Tailândia mobilizou no domingo, dia 25, tropas e prisioneiros para matar milhões de frangos e impedir a disseminação da gripe aviária, altamente contagiosa, que passou para humanos no Vietnã e já chegou à Indonésia.

Quatrocentos soldados foram convocados para matar as aves na província de Suphan Buri, a noroeste de Bangcoc, disse a repórteres Newin Chidchop, vice-ministro da Agricultura. Cem prisioneiros também participaram da operação.

“Tivemos problemas de trabalho. É difícil encontrar trabalhadores após a confirmação do surto da gripe aviária, já que muitos deles evitam trabalhar em fazendas”, disse Newin.

Todos os frangos da província, importante área de produção na indústria tailandesa que cria um bilhão de aves por ano e ganha 1,5 bilhão de dólares com exportações, serão mortas.

O primeiro-ministro tailandês, Thaksin Shinawatra, tentou conter os temores dos criadores no domingo, promentendo indenização, ajuda para recomeçar e suspensão de dívidas.

A China foi o mais recente país a proibir importações de aves da Tailândia. No ano passado, Pequim foi acusada de encobrir um surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) teme que se a gripe aviária combinar-se com a gripe humana, a população humana poderá sofrer nova pressão, pois não teria imunidade a uma epidemia pior do que a de Sars.

A OMS classifica os surtos quase simultâneos na Ásia como “sem precedentes históricos”.