Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Talamini toma posse com presença de Amin e Portugal

O pesquisador será reconduzido oficialmente ao cargo de chefe geral da Embrapa Suínos e Aves.

Da redação (05/04/2001) – O pesquisador Dirceu João Duarte Talamini será reconduzido oficialmente hoje (5 de abril) ao cargo de chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento. A solenidade de posse contará ainda com o lançamento do Consórcio Intermunicipal para Recuperação da Bacia Hidrográfica do Alto Uruguai de Santa Catarina e com a apresentação do Estudo da Bacia do Lajeado dos Fragosos, destinado ao controle dos dejetos suínos. O governador de Santa Catarina, Esperidião Amin, e o presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal, estarão presentes.

Pesquisador da Embrapa há 25 anos, Talamini fez doutorado em Economia da Produção na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Ele comandou a Embrapa Suínos e Aves nos últimos quatro anos e resolveu candidatar-se novamente ao cargo de chefe geral da unidade no final do ano 2000 para concluir alguns projetos. Entre eles está a implantação das diretrizes traçadas no 2º Plano Diretor da Unidade, concluído em abril do ano passado.

O secretário da Agricultura de Santa Catarina, Odacir Zonta, também acompanhará a solenidade de posse. O Consórcio Intermunicipal para Recuperação da Bacia Hidrográfica do Alto Uruguai reúne 16 municípios da região de Concórdia e surgiu a partir de um curso sobre meio ambiente proposto pela Embrapa Suínos e Aves. Já o Estudo da Bacia do Lajeado dos Fragosos é um esforço conjunto entre a Embrapa Suínos e Aves e a Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria da Agricultura de Santa Catarina para apresentar uma solução ao problema dos dejetos suínos.

É provável que o governador Esperidião Amin anuncie durante a solenidade a liberação de recursos para a implantação imediata das sugestões indicadas pelo Estudo da Bacia do Lajeado dos Fragosos. Pouco antes, a partir das 14h50m, a Embrapa Suínos e Aves e a Dalquim estarão apresentando oficialmente um novo sistema de tratamento de dejetos suínos, que tem apresentado resultados muito bons em termos de limpeza da água e aproveitamento dos dejetos.