Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

TCP projeta crescimento de 20% em 2003

Estrutura e produtividade atraíram novos serviços de transporte marítimo.

Redação AI 29/01/2003 – O TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá deverá apresentar em 2003 um crescimento de 20% no volume de cargas movimentado em relação ao ano anterior, atingindo 300 mil TEUS (medida internacional que equivale a um contêiner de 20 pés). A previsão é de Mauro Marder, diretor-superintendente do TCP, e se fundamenta nos serviços e vantagens oferecidos a empresas que atuam no comércio exterior. Entre o final de 2002 e durante este ano, companhias de navegação estão colocando em operação seis novos serviços no porto paranaense.

Apesar da instabilidade cambial que afetou o Brasil, o TCP praticamente conseguiu manter em 2002 o volume de cargas conteinerizadas movimentadas no ano anterior. Em 2002, foram embarcados ou desembarcados no TCP 250 mil TEUs. No ano anterior, a movimentação havia atingido 257 mil TEUs. Em 1998, seu primeiro ano de operação no porto, o TCP movimentou 140 mil TEUs.

Segundo Mauro Marder, a causa dessa pequena redução (2,72%) foi a disparada do dólar em 2002, que chegou a atingiu o inédito patamar de R$ 4 em setembro. “Isso provocou uma grande retração nas importações, que afetou desde produtos de consumo até os componentes para a indústria automotiva, nosso principal cliente nesse segmento, que responde por 30% do total”, afirma  Marder.

Essa situação provocou a inversão do perfil comercial do TCP em 2002. Pela primeira vez desde a concessão do serviço, a movimentação de exportação superou a de importação. Durante o  ano de 2002, os embarques representaram 60% da movimentação total do terminal e os desembarques, 40%. Tradicionalmente, essa relação era de 55% (importação) a 45% (exportação). Os principais produtos exportados são madeira, frango em cortes, cerâmica e motores.

Novos serviços

1. L Class
Armador: Maersk Sealand
Capacidade dos navios: 3.700 TEUs
Reefers: 800 tomadas
Periodicidade: semanal
Destino: Norte da Europa

2. Itajaí Express
Armador: Maersk Sealand
Capacidade dos navios: 1.600 TEUs
Periodicidade: semanal
Destino: Algeciras, com transbordo para a rede mundial de portos atendidos pela Maersk Sealand

3. Interamerican
Armador: CCL – Costa Container Line
Periodicidade: semanal
Destino: Caribe e Golfo do México

4. SAWA – South America/West & South Africa
Armador: Kien Hung
Periodicidade: quinzenal
Destino: Oeste da África e Sul da África

5. Serviço Mediterrâneo
Armador: Grimaldi
Periodicidade: quinzenal
Destino: Mediterrâneo

6. MSC Europa
Armador: MSC
Periodicidade: semanal
Destino: Europa