Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Revista Online

Tecnologia transformada em produtividade

Está no ar a edição 1297 da Revista Avicultura Industrial

Tecnologia transformada em produtividade

As inovações direcionadas aos processos internos em frigoríficos tem se ampliado consideravelmente nos últimos anos. O Brasil é o principal exportador mundial de carne de frango e, dentro de uma economia de escala, qualquer grama gera um valor grande ao final das etapas produtivas, seja de perdas ou de ganhos.

Gradativamente vemos um movimento de substituição da mão de obra por sistemas automatizados, os quais trazem maior agilidade e precisão aos processos, principalmente os que envolvem cortes e desossa. Essas linhas tem se tornado mais acessíveis, com a presença de companhias multinacionais com representantes ou fábricas no país, que muitas vezes é ainda plataforma de atendimento a outros mercados da América do Sul.

Os frigoríficos agora se preparam para um novo salto tecnológico, impulsionado pelas inovações ligadas a chamada indústria 4.0. O uso de algoritmos, inteligência artifical, big data, internet das coisas, dados em nuvem e outros, trará maior racionalidade nas decisões a serem tomadas, assim como rapidez. Todos os dados ao longo do processo produtivo podem ser monitorados, da chegada das aves até o produto final embalado.

Os sistemas registram todos estes dados em tempo real, o que possibilita a correção automática frente a determinados desafios ou problemas. Além disso, podem fornecer uma base de dados segura uma decisão a qual exija a intervenção dos gestores. Os equipamentos também agregam itens cada vez mais eficientes na garantia da segurança dos colaboradores, criando áreas protetivas ou de desligamento imediato em situação de emergência, sendo ainda ergonometricamente mais adequados.

Toda esta inovação tecnológica é importante para que a avicultura brasileira se mantenha na liderança no mercado externo, acompanhado de uma substancial produção, garantindo um produto de qualidade, a preços adequados e com perfis acessíveis a todas as faixas de renda da população. No campo, a atividade também tem agregado todas estas tecnologias 4.0, que somadas as inovações em processos de industrialização, devem contribuir para manter o Brasil como um dos principais players avícolas mundiais.

 

Humberto Luis Marques

Editor Avicultura Industrial

???????????????? ???????????????? ???? ???????????????????? ???? ?????????????? ???????????????????? ????????????????????

No conforto do seu lar, leia artigos técnico-científicos de relevância e matérias jornalísticas de qualidade, com um conteúdo segmentado e totalmente direcionada à avicultura, escrito por quem tem história e conhece este setor de verdade.
A revista Avicultura Industrial não para.
Não perca esta oportunidade que preparamos para você. Assine agora mesmo.