Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresa

Tecnologias desenvolvidas pela Husqvarna auxiliam no controle de qualidade em aviários

Kit aviário conta com equipamentos para as tarefas de descompactação da cama aviária, a limpeza e o aquecimento das granjas.

Mesmo diante do cenário de instabilidade econômica, o mercado de aviários brasileiro segue em constante crescimento. Dados do IBGE mostram que no primeiro trimestre deste ano foram abatidas 1,3 bilhão de cabeças, número que representa um aumento de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Já as exportações, que são favorecidas com a alta do dólar, foram 30% maiores do que no mês de junho de 2014, com mais de 400 mil toneladas comercializadas, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal.

Entre os fatores que contribuem com o aquecimento do setor é a qualidade do frango produzido no país e, nesse sentido, a multinacional sueca Husqvarna investe fortemente no desenvolvimento de tecnologias que auxiliam na manutenção das granjas. Para o segmento, a empresa oferece o Kit Aviário, composto por Motocultivador TR430, Soprador 125BVx, Pulverizador 325S25, Motosserra 236e ou Motosserra 435e e Cortador de Grama LB155S ou HU725AWD.

O objetivo dos equipamentos é auxiliar nas tarefas de descompactação da cama aviária, na limpeza e no aquecimento das granjas. Essas atividades interferem diretamente na qualidade do frango, pois garantem o padrão de peso das carcaças, evitam enfermidades nos pés e peitos das aves e, com as aves saudáveis, é possível alcançar um alto nível de conversão de ração em ganho de peso. Consequentemente, os criadores ganham com o aumento da lucratividade e da produtividade.

“Conservar a granja sempre limpa é uma atitude preventiva que garante mais saúde para as aves e maior produtividade do negócio. Com o Motocultivador TR430, por exemplo, é possível manter a cama aviária sempre fofa, descompactada, evitando que as aves machuquem os pés e o produtor tenha prejuízo na venda de carcaças. Imperfeições e calosidades nos pés e peitos das aves acabam depreciando o produto na hora da comercialização. Além disso, o mau cheiro das fezes, insetos e outras impurezas que ficam na cama aviária, podem afetar o desenvolvimento dos frangos”, ressalta Paulo Figueiredo, consultor técnico de produtos da Husqvarna.

Controle da amônia

Um dos principais problemas em um aviário e que pode comprometer a saúde dos frangos é a formação de amônia no espaço. O gás é gerado a partir da decomposição microbiana dos dejetos e é capaz de causar infecções que vão interferir no desenvolvimento das carcaças, afetando o ganho de peso.

“Os efeitos da amônia são reduzidos quando o criador diminui a compactação do solo, por isso a indicação é utilizar o Motocultivador TR430, o equipamento é considerado o que há de melhor no mercado para revolver uma cama aviária. As lâminas giram no sentido anti-horário e esse movimento ajuda a afofar o solo e faz com que as fezes sejam absorvidas. Outra vantagem de deixar o solo mais macio é evitar as calosidades nos pés das aves, fator que interfere diretamente na qualidade do frango para exportação”, explica Paulo Figueiredo.

Conheça os produtos que compõe o Kit Aviário Husqvarna:

Motocultivador TR430
Potente e preparado para uso intensivo, é ideal para manter a cama aviária descompactada e livre de doenças e insetos. Pode se movimentar para frente e para trás, agilizando o trabalho dentro do aviário. As lâminas giram no sentido anti-horário, permitindo melhor mistura da cama aviária, evitando excesso de poeira e também trepidações no braço do operador. O equipamento possui sete posições de regulagem de profundidade.
 
Soprador 125BVx
O Soprador 125BVx, que pode ser utilizado desde atividades domésticas até limpezas de ruas e parques, chega para complementar este trabalho de conservação do aviário, pois garante a higiene interna e externa, possibilitando a limpeza de telhados e máquinas, sempre com extrema facilidade e eficácia. Conservar a granja sempre limpa é uma atitude preventiva que garante mais saúde para as aves e maior produtividade do negócio. A tecnologia Smart Start® facilita o arranque do soprador, que pode ser usado com o bocal arredondado do próprio tubo ou com a ponteira achatada. Já vem com kit para aspiração que possibilita a coleta de detritos.

Pulverizador 325S25
O pulverizador é ideal para aplicação de inseticida após a remoção das maravalhas, fazendo a higienização do aviário. Com três bicos em forma de leque, permite pulverizar uniformemente toda a extensão de muretas, pisos, postes, paredes, telhados e equipamentos do aviário, inclusive onde o piso ou parede apresentam rachaduras ou buracos. O produto é equipado com tanque em polietileno de 25 litros, bomba de alta pressão e resistente motor dois tempos.

Motosserra 236 ou Motosserra 435
As motosserras podem ser utilizadas para corte de lenha para os aquecedores do aviário. Estes dois modelos possuem tecnologia X-TORQ®, que reduz em até 20% o consumo de combustível e em até 60% a emissão de poluentes, além de serem leves, seguras e de fácil manuseio.

Cortador de grama HU725AWD e LB155S
Os cortadores de grama são indicados para a manutenção da faixa de grama que fica no entorno do aviário, que auxilia na manutenção do condicionamento térmico do criadouro de aves.
 
Para áreas extensas, onde é necessário o deslocamento rápido, a Husqvarna conta com o Cortador de Grama HU725AWD. O modelo possui tração nas quatro rodas e oferece ao operador equilíbrio e potência no corte de grama em terrenos nas mais adversas condições, como áreas montanhosas ou irregulares.

Já para áreas menores, a recomendação é o uso do  LB155S, um equipamento compacto e que permite manobras rápidas, pois conta com tração dianteira e rodas traseiras mais altas para facilitar a utilização e o manuseio do equipamento. O equipamento possui também a tecnologia BioClip®, com opções de descarte lateral ou reciclagem da grama cortada.