Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnoshow Comigo aposta em tecnologia e inovação para superar dificuldades do setor agropecuário

Com um número de expositores ampliado em 30% em relação ao ano passado, a feira dedica, nesta edição, espaço especial para a pesquisa agropecuária.

Redação (01/04/2009) – Analisar as dificuldades e estruturar as melhores soluções para os problemas enfrentados pelo agronegócio. Estes são os principais desafios da sexta edição da Tecnoshow Comigo, evento realizado em Rio Verde (GO) até o próximo sábado (04).  Com um número de expositores ampliado em 30% em relação ao ano passado, a feira dedica, nesta edição, espaço especial para a pesquisa agropecuária. 14 unidades da Embrapa participam com diversas inovações tecnológicas, publicações técnico-científicas e uma cozinha experimental, tecnologias que serão reunidas na “Casa Embrapa”, um espaço com 360 m² de construção em alvenaria. O objetivo é transferir tecnologias não só no evento, mas durante todo o ano.

Outro destaque apresentado pela Empresa é o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, implantado em uma área de oito hectares. Serão geradas e difundidas tecnologias associadas à integração destas três atividades com o intuito de permitir a produção sustentável de produtos agrícolas, preservar matas ciliares, aumentar a produtividade e facilitar a certificação da produção agrícola. A Embrapa também apresenta seis novas cultivares de soja com características agronômicas superiores para a região dos Cerrados, sendo duas cultivares de soja convencionais e  quatro cultivares transgênicas: BRS 7860RR, BRS 8160RR, BRS8460RR e BRS8560RR.

Integração lavoura-pecuária-floresta

A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) levará à Tecnoshow sete cultivares de milho – entre híbridos simples, duplos, triplos e variedades, além do minimilho e o artesanato – e dois cultivares de sorgo, o BRS 655 (híbrido simples de sorgo forrageiro lançado na última safra) e o BRS 310 (híbrido de sorgo granífero para plantio na safrinha nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e nas condições do Semi-Árido do Nordeste do Brasil). Cinco cultivares de milho – BRS 1010, BRS 1031, BRS 2020, BRS 3025 e BRS 2022 – irão participar de ensaio de competição de cultivares.

Os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta serão apresentados por meio da demonstração prática da realidade das propriedades rurais de Goiás e dos diversos sistemas de integração-lavoura-pecuária-floresta (ILPF).  Esta Unidade de Referência faz parte de um projeto de transferência de tecnologias desenvolvido por nove unidades da Embrapa, Comigo (Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano) e outros parceiros.

Na feira, também será apresentada uma coleção de forrageiras mais indicadas para a ILPF. As forrageiras – Piatã, Xaraés, Marandu, Ruziziensis, Massai, Tanzânia, Mombaça e Tifton são demonstradas em cultivo solteiro e consorciadas com milho safra no verão e milho safrinha/sorgo no inverno.