AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Avícola Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Ovos Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Inovação

Tecpar e Prefeitura de Ivaiporã assinam acordo para buscar soluções inovadoras em conjunto

O objetivo da parceria é identificar oportunidades de soluções em tecnologias que possam promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental

Redação, com informações AEN
07-Jun-2022 08:02

Em consonância com as diretrizes do Governo do Estado em interiorizar as ações de base científica e tecnológica do Instituto de Tecnologia do Paraná, o Tecpar e a Prefeitura de Ivaiporã assinaram nesta segunda-feira (6) um acordo de cooperação técnica para elaboração de um projeto de inovação aberta.

O objetivo da parceria é identificar oportunidades de soluções em tecnologias que possam promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental do município, por meio de ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A assinatura do acordo foi em Ivaiporã, entre o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, e o prefeito Carlos Gil, durante o lançamento do projeto Polo Agrotech – Incubadora Tecnológica de Ivaiporã.

O diretor-presidente do Tecpar destacou que o instituto, como instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado, atua ao lado dos municípios para promover o desenvolvimento regional. “Como polo de inovação, o Tecpar é parceiro dos municípios para difundir novas tecnologias que impactem positivamente a vida dos paranaenses e oportunizem novos negócios no Estado. Esse projeto com a prefeitura de Ivaiporã busca superar os desafios do município por meio da inovação”, explicou Callado.

A intenção da parceria é observar quais são os principais desafios do município e as soluções inovadoras que podem ser utilizadas para superá-los, por meio de um workshop a ser promovido na cidade. Em seguida, será desenvolvida uma análise crítica para determinar um ou dois desafios que deverão ser tratados nas próximas fases.

Com base nas informações do Mapeamento Tecnológico, o Tecpar vai conduzir um segundo workshop com o corpo técnico do município de Ivaiporã para estabelecer as tecnologias mais viáveis para cada desafio. Ao final, deve-se ter uma definição de quais tecnologias deverão ser aplicadas e seus respectivos motivos.

O prefeito de Ivaiporã destacou a importância do relacionamento com o Tecpar para a cidade, que tem a sua vocação baseada no agronegócio. “Estamos definindo o município como um polo agrotech e contar com a metodologia desenvolvida pelo Tecpar vai ser importante para trazer melhorias científicas e tecnológicas para a economia da cidade, desenvolvendo inovações que Ivaiporã e toda a região precisa”, salientou  Gil.

PRESENÇAS – Também participaram do evento Norberto Ortigara, Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento; Carlos Pessoa, diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar; Marcelo Reis, vice-prefeito de Ivaiporã; Gertrudes Bernardy, presidente da Câmara de Vereadores; Alex Fonseca, secretário municipal de Inovação; André Telles, superintendente de Inovação do Governo do Estado; Paulo Spaccaquerche, presidente da Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc); e Aleksandro Montanha, presidente do Comitê de Smart Cities da Abinc.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade