Telecomunicações por cooperativas trará melhorias para o agro
O último Censo Agropecuário do IBGE (2017) aponta que somente 1/4 dos produtores rurais possuem acesso à internet
O acesso à internet de qualidade tem se mostrado cada vez mais relevante para o desenvolvimento de diversos setores da economia. Nas áreas rurais, a oferta destes serviços ainda é considerada insuficiente e retarda a utilização de inovações, em especial, no setor agropecuário, que conta cada vez mais com opções tecnológicas e que exigem conectividade para otimizar a produção.
Censo Agropecuário - O último Censo Agropecuário do IBGE (2017) aponta que somente 1/4 dos produtores rurais possuem acesso à internet. Para sanar os entraves provocados pela falta de conectividade no campo, o Sistema OCB auxiliou na elaboração do Projeto de Lei 1.303/22, aprovado pela Câmara dos Deputados por unanimidade e em tramitação no Senado Federal, que permite que as cooperativas prestem serviços de telecomunicações como telefonia e banda larga móvel ou fixa.
Universalização e acessibilidade - Segundo o coordenador de Infraestrutura da OCB, Jânio Stefanello, a organização tem atuado pela universalização e acessibilidade da conectividade em todos os setores. Ele acredita que a internet, além de trazer ganhos para a produção agropecuária, incentiva o jovem produtor a permanecer em sua terra.
Internet de qualidade - “As questões tecnológicas, de automação e de segurança, por exemplo, dependem consideravelmente de uma internet de qualidade. Temos debatido com os sindicatos rurais e com as cooperativas agrícolas e todos defendem a conectividade no campo e querem colaborar para este novo tempo. No caso de sucessão rural, consideramos a internet um dos fatores chave de manutenção do jovem no interior”, destaca.
Capilaridade - O diretor da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Heitor Schuch (RS), defende a prestação destes serviços pelas cooperativas tendo em vista sua capilaridade. “Imagino que as grandes empresas atendam 80% do perímetro do município, mas nem todo mundo mora dentro desse perímetro. Tem gente que mora em regiões mais longes, onde, muitas vezes, apenas as cooperativas alcançam. Sou a favor que todos recebam o mesmo serviço”, afirma.
Melhorias - Ainda segundo o parlamentar, na agricultura, a garantia da conectividade vai promover efetivamente as melhorias prometidas pelo Agro 4.0. “O produtor vai plantar e colher melhor com informações mais assertivas de previsão de tempo, cotação de insumos e preços agrícolas”, complementa.
Análise - O PL 1.303/22 aguarda análise da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), para depois seguir para a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) em caráter terminativo, ou seja, se não houver recurso, segue para sanção presidencial. A proposta é de autoria do presidente da Frencoop, deputado Evair Vieira de Melo (ES).
Iniciativas - O cooperativismo já leva internet de qualidade a aproximadamente 40 mil pessoas no interior do país, porém com um modelo adaptado que encarece o serviço para o consumidor final. Com a aprovação do projeto, o cooperativismo se consolidará como uma ferramenta plena de inclusão digital, alcançando lugares que as estruturas tradicionais ainda não atendem. (Sistema OCB)
Assuntos do Momento

TV Gessulli acompanha todas as novidades do SIAVS, que abre amanhã (09/08) em SP
No canal da Gessulli no YouTube será possível assistir a entrevistas exclusivas com especialistas, executivos de empresas e lideranças do setor agro

Confira a programação completa do SIAVS 2022
O evento abre oficialmente amanhã (09/08) em São Paulo (SP) com palestra do ministro da Economia, Paulo Guedes, e presença do presidente da República

Presidente da República participa da abertura do SIAVS 2022 na terça-feira (09), em SP
Credenciamento de imprensa tem prazo até segunda-feira (08), às 18h

Ministro da Agricultura da República Dominicana destaca tendência de queda no preço do frango
Escassez de carne de frango se deve à crise suína e ao início do verão no país

Com trajetória da Globoaves em sua capa, Avicultura Industrial estará no SIAVS 2022
A revista Avicultura Industrial estará disponível no estande da Globoaves durante o evento em SP, assim como de outros parceiros da edição

Índice de Preços da Carne cai em julho
Por outro lado, os preços internacionais da carne de aves atingiram um recorde histórico