Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Manejo

Tendências no transporte de frangos de corte no Brasil: do bem-estar animal às perdas econômicas

Existe a necessidade de apontar os gargalos produtivos ao longo da cadeia brasileira, principalmente nas operações pré-abate de frangos de corte, onde o nível de informação a respeito de boas práticas de manejo ainda é baixo

AviculturaCom a crescente demanda alimentar global e com os recursos ambientais cada vez mais escassos, faz-se necessário mitigar perdas durante o processo de produção de alimentos. Países da América do Sul, dependentes do sistema agrícola e grandes produtores de proteína animal, devem investir em melhorias no transporte de animais vivos, visto que perdas significativas ocorrem nesta etapa da produção. Vários fatores relacionados ao bem-estar dos frangos, como lesões e contusões, estresse fisiológico e altas taxas de mortalidade estão associados principalmente ao manejo pré-abate e ao transporte de frangos de corte (ARISIDES et al., 2007). Um país como Brasil, que possui boas condições de criação e manejo, assim como excelentes frigoríficos, não deve permitir que perdas evitáveis ocorram durante o transporte dos animais aos abatedouros.

Segundo dados apresentados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA, 2012), a avicultura brasileira gera cerca de 4,5 milhões de empregos diretos ou indiretos. Nas últimas décadas, a produção avícola brasileira vem se destacando no cenário mundial, ocupando a posição de terceiro maior produtor e de maior exportador no ano de 2013. Neste mesmo ano, o Brasil produziu 12,30 milhões de toneladas de carne de frango, produção 105% superior quando comparada com as 5,98 milhões de toneladas produzidas no ano 2000. Seguindo a mesma tendência, o consumo deste alimento vem crescendo nos últimos anos em nosso país, atingindo o consumo médio de 41,8 quilos por pessoa no ano de 2013 (ABPA, 2014) e posição global de segundo maior produtor e maior exportador de carne de frango em 2015.

Leia a matéria na íntegra clicando AQUI.

.