Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Encontro de líderes

Tereza Cristina defende o agro do Brasil em reunião dos ministros da Agricultura do G20

Encontro começou ontem, na Itália, com foco na sustentabilidade dos sistemas agrícolas e alimentares

Tereza Cristina defende o agro do Brasil em reunião dos ministros da Agricultura do G20

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, está na Itália onde irá participar, a partir desta quinta-feira, da reunião dos ministros da Agricultura do G20. Ela afirmou que pretende defender o setor produtivo brasileiro e a produção sustentável, movida à ciência.

O encontro terá foco na sustentabilidade dos sistemas agrícolas e alimentares e contará com a presença de países convidados e lideranças das principais organizações internacionais vinculadas à cadeia produtiva.

No sábado, Tereza Cristina vai debater com demais ministros dos países membros a Contribuição do G20 para a próxima Cúpula dos Sistemas Alimentares e para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 26).

Na manhã de quinta-feira, a ministra já se reuniu com o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack. Eles trataram de temas ligados à agricultura sustentável e ações conjuntas de defesa sanitária para barrar o avanço da Peste Suína Africana nas Américas. “Brasil e EUA trabalharão juntos para produzir mais alimentos, respeitando o meio ambiente. Com tecnologia, levaremos a agricultura de baixo carbono a todos os produtores, inclusive os familiares”, declarou, em nota, a ministra brasileira.

Ainda ontem, a ministra participou do Open Forum em Agricultura Sustentável, que reunirá representantes de países membros e não membros, organizações internacionais, setor privado e sociedade civil para compartilhar ideias que visem atingir o desenvolvimento sustentável nos aspectos econômico, social e ambiental.

Na sexta-feira, Tereza Cristina estará na sessão sobre “Pesquisa como força motriz da sustentabilidade”. Também estão previstas reuniões bilaterais para debater temas de interesse da agricultura brasileira, informou a assessoria do ministério.