Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tese de Doutorado

Trajetória 95 anos - Pesquisadora destaca o importante papel que a revista Chacaras e Quintais exerceu na formação continuada de seus leitores com referência a assuntos agropecuários.

Isbela Gerth contra-argumenta observações da Banca sobre sua tese

Da Redação 27/10/2004 – Uma pesquisa que envolveu a leitura de todos os exemplares que construíram a história dos 60 anos em que a revista Chacaras e Quintais circulou com este título (na década de 1970 ela segmentou-se para a atividade avícola, passando a ser a atual Avicultura Industrial), mais entrevistas com os descendentes do conde Amadeu Amidei Barbiellini, seu fundador, e outras pessoas ligadas a este período da publicação, resultou numa tese de Doutorado.

Com os membros da Banca. Tese aprovada

Todo este trabalho foi empreendido pela pesquisadora Maria Isbela Gerth Landell de Moura, do Departamento de História da FFLCH/USP, que defendeu no último dia 20 de outubro a sua tese em História Social  – Cruzada Ruralista: Concepções, Práticas e Estratégias Educacionais. A tese de Doutorado de Maria Isbela, orientada pela Profa. Dra. Nanci Leonzo, foi aprovada com louvor pela banca avaliadora.

“É uma coisa muito importante resgatar isto para a nossa história. É conservar a memória do que foi naquele período uma revista que era, praticamente, uma formação para todos os seus leitores. Era uma formação continuada sobre assuntos agropecuários e que chegava aos lares do Brasil todo”, afirma Isbela, referindo-se ao importante papel que a revista desempenhou durante o período pesquisado.

Muitos descendentes do conde Barbiellini compareceram para prestigiar a defesa

A Chacaras e Quintais teve a sua primeira edição publicada em 15 de outubro de 1909. Ela foi fundada pelo conde Amadeu Amidei Barbiellini, que também teve sua biografia destacada na tese. A Banca de Doutorado foi formada por Cezar Augusto Carneiro Benevides (UFMS), Maria Helena Rocha Antuniassi (Ceru/USP), Maria Amélia Mascarenhas Dantes (DH/USP) e José Cerchi Fusari (EDM/FE).