Teste de biomarcador pode realizar sexagem in ovo rapidamente

Pesquisadores holandeses estão trabalhando em uma máquina de triagem de alto rendimento para sexagem in ovo

Teste de biomarcador pode realizar sexagem in ovo rapidamente

Pesquisadores da Holanda estão trabalhando em uma máquina de triagem de alto rendimento para sexagem in ovo.

“Nossa empresa começou a encontrar diferenças desconhecidas no ovo. Identificamos novos biomarcadores – um composto químico no corpo que significa algo – que ajuda a detectar o sexo no ovo. Estamos trabalhando em uma máquina automatizada que coleta rapidamente cada ovo ”, disse Wouter Bruins, diretor da In Ovo .

A máquina usa uma técnica analítica chamada espectrometria de massa para testar cada ovo para o biomarcador. O método determina o sexo do ovo nove dias após a fertilização. “Basicamente, temos uma máquina onde os ovos entram e saem genotipados”, disse Bruins.

O sexo da maioria dos pintinhos é identificado após a eclosão. Como resultado, aproximadamente 6 a 7 bilhões de pintainhos são abatidos a cada ano. Os produtores gastam mais de US$ 70 milhões em mão de obra e energia para incubar e fazer sexagem  nesses ovos, e o valor de ovos desperdiçados nos EUA é superior a US$ 440 milhões por ano.

Os produtores de ovos em todo o mundo se comprometeram a adotar a tecnologia de classificação por sexo em ovos assim que disponível. Em janeiro, os ministros da Agricultura da França e da Alemanha anunciaram em conjunto que o abate de  pintainhos de um dia seria banido até o final de 2021 .

“Trabalhamos nessa questão nos últimos 10 anos e a conversa mudou recentemente com o aumento da pressão de funcionários do governo e consumidores para encontrar uma solução”, disse Bruins. “Queremos trabalhar em estreita colaboração com as empresas de produção de aves para resolver este problema.”

A empresa recebeu recentemente uma doação de 2,5 milhões de euros do Piloto do Acelerador do Conselho Europeu de Inovação. Este programa apoia inovadores e empreendedores de primeira classe com oportunidades de financiamento e serviços de aceleração.

“Planejamos usar esse dinheiro para aumentar as operações, contratar mais pessoas e acelerar o processo de desenvolvimento e lançamento”, disse Bruins. A técnica deve estar disponível comercialmente até o final deste ano.