Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Autocontrole

Thereza Cristina diz que inspeção mais moderna exige responsabilidade por atos e decisões

Afirmação da ministra foi feita durante reunião com presidente da Abrafrigo e representantes do setor

Thereza Cristina diz que inspeção mais moderna exige responsabilidade por atos e decisões

A ministra da agricultura, Thereza Cristina, se reuniu nesta quarta-feira (23/01), o presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles Salazar, e representantes do setor, para tratar sobre o sistema de autocontrole na inspeção desses estabelecimentos.

A Ministra afirmou na reunião que a inspeção mais moderna exigirá dos frigoríficos responsabilidade. “O processo inicial é de vocês, vocês é quem têm que cuidar, que são os responsáveis. Mas se a gente chegar na unidade em uma auditória e comprovar que há coisas erradas, as punições serão mais fortes, caneta pesada. Isso vai valer para peixe, para boi, enfim, para todos os produtos de origem animal”, alertou.

Thereza também falou sobre a unificação de todas as câmaras setoriais em uma única Câmara Setorial de Carnes com objetivo de  centralizar os pleitos do setor. Na visão da ministra, para a abertura de novos mercados o papel dos adidos será fundamental. “Eles deverão estar muito perto de nós e queremos dar uma missão para eles: receber as demandas do setor privado, que já estudou os mercados de interesse e sabe as particularidades de cada importador. “Vocês têm a missão interna para as auditorias nas plantas industriais e nós vamos trabalhar o mercado para vocês”, concluiu.