Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Alimentação Consciente

Transição para consumo saudável e sustentável terá discussão preparatória para Assembleia Geral da ONU

Diálogo independente da Cúpula dos Sistemas Alimentares envolverá Brasil, Suíça e República da Coreia

Transição para consumo saudável e sustentável terá discussão preparatória para Assembleia Geral da ONU

Especialistas do Brasil, Suíça e da República da Coreia debatem no dia 3 de junho, a partir das 8h30, o tema “Transição para padrões de consumo saudáveis e sustentáveis: educação do consumidor, soluções inovadoras e aprendizado entre países”. A iniciativa faz parte dos Diálogos independentes preparatórios para a Cúpula dos Sistemas Alimentares, organizada pela ONU e prevista para ser realizada em setembro, durante a Assembleia Geral em Nova York. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas aqui.

A Swissnex, rede global vinculada ao Departamento de Economia, Educação e Pesquisa da Suíça que conecta parceiros, projetos e outras iniciativas nessas áreas, está organizando o evento com apoio de instituições desses três países. Para o primeiro painel, os debatedores serão o professor da UFRRJ Renato Maluf, coordenador do Centro de Referência em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, o diretor do Programa Mundial de Alimentos na República da Coreia, Hyoung-Joon Lim, e Braida Thom, gerente do World Food System Center (ETH, Suíça).

Após as discussões sobre cooperações internacionais, as startups Planted (Suíça), Liv Up (Brasil) e Nuvilabs (República da Coreia) serão apresentadas como casos de inovação e o debate seguinte reunirá Gustavo Guadagnini, CEO do Good Food Institute (Brasil), Florian Viton, diretor de P&D do Science & Technology CJ Food (Coreia), e Christian Schwab, diretor do Centro de Alimentos e Nutrição do EPFL (Suíça). O segundo painel terá como moderador o analista Gustavo Porpino, da Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió – AL), que atua como ponto focal de políticas públicas neste centro de pesquisas.

Relatório com as discussões e propostas finais do encontro deverá ser encaminhado à organização da Cúpula dos Sistemas Alimentares com a síntese do que foi debatido. Os debates da Cúpula estão organizados em torno de cinco linhas de ação: Garantia do Acesso a Alimentação Saudável, Segura, Sustentável para Todos; Padrões de Consumo Saudáveis e Sustentáveis; Produção em Escala de Alimentos Positivos para a Natureza; Promover o Sustento e a Distribuição de Valor Equitativa; Construção de Resiliência contra Vulnerabilidades, Choques e Tensões. Saiba mais sobre a participação brasileira.