Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Três pessoas morrem no Vietnã pela gripe do frango

Doença já eliminou 1,2 milhão de aves.

Redação AI 13/01/2004 – 05h40 – Pelo menos três pessoas – dois menores e a mãe de um deles – morreram no Vietnã do Norte,por terem contraido o mesmo vírus, que provocou, nos últimos 20 dias, a morte de 420 mil frangos naquele país, informou ontem a Organização Mundial da Saúde (OMS). O médico Peter Horby, epidemiologista da OMS em Hanói, precisou que se trata do vírus H5N1, que causou a morte de seis pessoas em Hong Kong em 1997. Especialistas da FAO e do Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Vietnã se reunirão hoje para analisar a situação.

De um total de 12 menores, com menos de 12 anos, internados desde outubro do ano passado no Hospital pediátrico de Hanói, com febre e uma forte tosse, dez morreram e um dos dois sobreviventes encontra-se em situação crítica, informou ontem o Ministério da Saúde.

No último sábado, a mãe de uma das jovens vítimas morreu em outro estabelecimento da capital.”Nós acreditamos que o vírus da gripe procede do frango e é transmitido ao homem, mas ainda não temos nenhuma prova de transmissão entre seres humanos”, destacou.

O Ministério da Saúde do Vietnã toma precauções, pois o misterioso vírus, que matou mais de 1,2 milhão de frangos no país, pode se transforma em uma zoonose, informaram ontem funcionários do Ministério da Saúde.

“É muito fácil que a epizootia se converta em contagiosa para o homem. Não podemos descartar esta possibilidade, especialmente na estação seca”, disse o cientista Vu Nghia, do Instituto Nacional de Higiene e Epidemiologia do Vietnã.

As autoridades vietnamitas enviaram ontem ao Centro de Controle de Doenças Infecciosas, em Atlanta (EUA), amostras dos frangos mortos por este vírus para que sejam analisados.

As primeiras mortes foram registradas nas províncias de Tien Giang e Long An, no sul do Vietnã e de ali se propagou pelo resto do país.

O funcionário Hoang Van Nam, do departamento de veterinária do Ministério da Agricultura, afirmou que “foram impostas quarentenas nas fazendas afetadas” e que “a doença não infectou outros animais, como vacas e porcos”.

O vírus, que atinge geralmente as galinhas, produz avermelhamento dos olhos e a decomposição do fígado, levando o animal à morte.