Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Santa Catarina

Três plantas de SC estão impedidas de vender carne de frango à União Europeia

Após impedimento do comércio para o bloco europeu das plantas de Concórdia, Chapecó e Capinzal, secretaria do estado afirmou que impacto será pequeno 

Três plantas de SC estão impedidas de vender carne de frango à União Europeia

Após suspensão temporária dos embarques de carne de frango da BRF para a União Europeia, o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, se manifestou em nota oficial da secretaria afirmando que a medida preventiva é válida apenas para os frigoríficos da BRF e exclusivamente para os produtos com destino à União Europeia, não comprometendo outras empresas e mercados. Em Santa Catarina são três plantas impedidas de vender o produto para o bloco europeu, localizadas nos municípios de Concórdia, Chapecó e Capinzal.

“O impacto deve ser pequeno já que a União Europeia representa 10% das exportações de carne de frango do país e as exportações seguem normalmente para outros mercados importantes. Além disso, esperamos reverter essa situação o mais rápido possível”, disse.

Segundo a nota, o Governo de Santa Catarina apoia o esforço do Ministério da Agricultura em fiscalizar e sanear os problemas encontrados no setor, visando preservar a imagem do produto brasileiro no mercado global. Em Santa Catarina, Governo do Estado, iniciativa privada e produtores rurais trabalham em conjunto para manter a sanidade e a qualidade dos produtos de origem animal. O status sanitário catarinense é reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e as carnes produzidas no estado são comercializadas nos mercados mais exigentes do mundo. “A carne de frango catarinense disponível no mercado é garantida em sua qualidade por um rigoroso controle sanitário e, portanto, pode ser consumida com toda confiança”, afirma Airton Spies.

Nesta semana, técnicos do Ministério da Agricultura irão até Bruxelas para reunião com autoridades sanitárias da União Europeia. A expectativa é de que após o encontro, a medida seja reavaliada.