Estados Unidos

Trump ordena que plantas de processamento fiquem abertas durante pandemia

Trump declarou em uma ordem executiva que "é importante que os processadores de carne bovina, suína e de aves na cadeia de suprimento de alimentos continuem operando"

Trump ordena que plantas de processamento fiquem abertas durante pandemia

Diante das preocupações com a falta de carne causada pelo coronavírus, o presidente Donald Trump ordenou na terça-feira (28/04) que as fábricas de processamento de carne bovina, suína e de aves permaneçam abertas, apesar das preocupações de segurança.

Citando sua autoridade sob a Lei de Produção de Defesa, Trump declarou em uma ordem executiva que “é importante que os processadores de carne bovina, suína e de aves  na cadeia de suprimento de alimentos continuem operando e cumprindo ordens para garantir uma continuidade no fornecimento de proteína para os americanos “.

Os críticos disseram que as aberturas forçadas – algumas fábricas fecharam porque muitos funcionários contraíram o coronavírus – ameaçam a segurança dos trabalhadores que permanecem vulneráveis ??à doença.

Trump também disse a repórteres que procuraria proteger as usinas de carne de responsabilidade legal se elas fossem processadas por funcionários que contraiam coronavírus enquanto estavam no trabalho. Embora Trump tenha mencionado apenas especificamente a Tyson Foods, ele sugeriu que seu plano protegeria outras empresas também da responsabilidade.

Alguns legisladores também pediram escudos de responsabilidade civil para proteger as empresas em tribunal se forem processados, embora provavelmente sejam contestados em tribunal. Os juízes decidiriam se os processos de coronavírus contra as empresas poderiam avançar.

Autoridades da Casa Branca disseram que também emitirão orientações de segurança para as fábricas para ajudar a proteger seus trabalhadores contra o vírus, questão que os membros do sindicato disseram que deve ser enfatizada acima de tudo.

Marc Perrone, presidente do Sindicato Internacional dos Trabalhadores Comerciais e Alimentares, o maior sindicato de frigoríficos do país, disse que o governo deve colocar a segurança dos trabalhadores em primeiro lugar.

“Simplificando”, disse ele, “não podemos ter um suprimento seguro de alimentos sem a segurança desses trabalhadores”.

As preocupações com o suprimento de carne do país vêm crescendo, à medida que o número de instalações de frigoríficos fechadas devido a surtos de coronavírus se acelerou nas últimas semanas.

Mais de 4.400 trabalhadores de frigoríficos testaram positivo para o vírus, e pelo menos 18 morreram do vírus na terça-feira de manhã, de acordo com o rastreamento do USA TODAY / Centro-Oeste do Centro de Relatórios de Investigação . Os trabalhadores testaram positivo em pelo menos 80 fábricas em 26 estados e houve 28 fechamentos de pelo menos um dia.

O portal USA TODAY também descobriu que 153 das maiores fábricas de embalagem de carne do país, cerca de 1 em cada 3, operam em um município com uma alta taxa de infecção por COVID-19, levantando preocupações de que mais trabalhadores em mais fábricas adoecerão.

Em um anúncio de jornal de página inteira no fim de semana, o presidente da Tyson Foods, John Tyson, disse que “a cadeia de suprimentos de alimentos está quebrando” e “haverá oferta limitada de nossos produtos disponíveis nas mercearias até que possamos reabrir nossas instalações que estão atualmente fechado. “