Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Turquia confirma terceira morte pela gripe aviária

Autoridades da Turquia confirmaram oficialmente uma terceira vítima fatal infectada pelo vírus H5N1.

Redação (13/01/2006) – A criança, que faleceu no dia 6 de janeiro, era irmã dos dois adolescentes que também morreram por causa da doença. Suspeita-se que eles tenham sido infectados ao brincar com aves contaminadas.

Pelo menos doze pessoas foram contaminadas com o vírus H5N1 na Turquia e outros pacientes, com sintomas da doença, estão em observação em hospitais.

Ásia – O ministro da Agricultura da Turquia, Mehdi Ezer, disse que houve registro da doença em aviários de 11 das 81 províncias do país, com suspeita de contágio em mais 14. Mais de 350 mil aves já foram sacrificadas para evitar que o vírus se espalhe. Embora haja preocupação com a situação na Turquia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que a grande ameaça permanece no leste da Ásia.

Na quarta-feira (10/01), a China anunciou que mais duas pessoas morreram em decorrência da gripe aviária no país, elevando para cinco o número de mortes associadas à doença. O vírus H5N1 já matou mais de 70 pessoas na Ásia desde 2003.

A China é vista como um possível ponto de início de uma pandemia porque detém a maior população de aves do mundo e porque tem vastas áreas rurais onde seres humanos convivem diretamente com animais.

Mas Shigeru Omi, um dos diretores da OMS, disse em uma conferência sobre gripe aviária, em Tóquio, que ainda é possível evitar uma epidemia da doença se forem tomadas medidas agressivas.

Países que têm fronteira com a Turquia já estão adotando medidas preventivas. No Azerbaijão, foram impostas restrições nas importações de alimentos. A Geórgia começou a sacrificar aves nas vilas próximas à fronteira.