Estados Unidos

Tyson fechará sua maior processadora de carne suína

A fábrica, localizada em Waterloo, Iowa, já havia diminuído a produção porque muitos de seus 2.800 trabalhadores estavam doentes.

In this photo made Wednesday, Oct. 28, 2009, a Tyson Foods, Inc., truck is parked at a food warehouse in Little Rock, Ark. Tyson Foods, the world’s largest meat producer, said Monday, Nov. 23, 2009, it lost money in its fiscal fourth quarter primarily on a hefty goodwill impairment charge.(AP Photo/Danny Johnston)

A Tyson Foods está fechando sua maior fábrica de suínos à medida que um número crescente de trabalhadores adoece devido a infecções por coronavírus.

A fábrica, localizada em Waterloo, Iowa, já havia diminuído a produção porque muitos de seus 2.800 trabalhadores estavam  doentes. O departamento de saúde de Black Hawk County ligou a fábrica de Tyson a 182 dos 374 casos de Covid-19 do condado . Na semana passada, o prefeito de Waterloo, Quentin Hart, pediu que as instalações de Tyson fossem fechadas.

Esses foram todos os fatores na decisão da Tyson ( TSN ) na quarta-feira de parar indefinidamente a produção nas instalações de Waterloo nesta semana. A empresa continuará pagando seus funcionários enquanto a instalação estiver fechada, e os 2.800 funcionários da fábrica serão convidados a fazer os testes Covid-19 no final desta semana. A reabertura da fábrica dependerá de vários fatores, incluindo o resultado dos testes, informou a empresa.
Mais tarde na quarta-feira, a Tyson anunciou que também fechará outra fábrica de suínos em Logansport, Indiana, até o final desta semana.

“Apesar de nossos esforços contínuos para manter nosso pessoal seguro, cumprindo nosso papel crítico de alimentar as famílias americanas, a combinação de absenteísmo dos trabalhadores, casos Covid-19 e preocupações da comunidade resultou em nossa decisão de interromper a produção”, Steve Stouffer, presidente do grupo Tyson Fresh Meats disse em um comunicado sobre a instalação de Waterloo.

Stouffer reconheceu que o fechamento da fábrica pode aumentar a atual interrupção da cadeia de suprimentos de suínos do país , acrescentando que a instalação é “parte de uma cadeia de suprimentos maior que inclui centenas de fazendeiros, caminhoneiros, distribuidores e clientes independentes, incluindo mercearias”.
“O fechamento tem ramificações significativas além da nossa empresa”, disse ele.

Somente a fábrica de Logansport produz 3 milhões de libras de porco por dia e trabalha com 250 agricultores independentes, informou a empresa na quarta-feira.

Hart, o prefeito, expressou sua aprovação da mudança durante uma entrevista na manhã de quarta-feira com Poppy Harlow, da CNN, argumentando que o fechamento era necessário para potencialmente salvar vidas.

“Esta é a ação que esperávamos”, disse Hart em comunicado enviado à CNN Business. “O fechamento da fábrica da Tyson será um passo positivo na preparação de nossa comunidade para o achatamento da curva”.

O prefeito acrescentou que o fechamento da fábrica pode ter sido tarde demais para impedir que a doença se espalhe por toda a cidade, que segundo ele passou de 21 casos de Covid-19, em 9 de abril, para cerca de 380 casos na terça-feira.
Hart também observou que muitos trabalhadores da fábrica, bem como trabalhadores essenciais nos Estados Unidos, são pessoas de cor que não têm a opção de trabalhar em casa em meio à pandemia de coronavírus.

“Dói quando parece que seus pedidos às pessoas caem em ouvidos surdos”, disse Hart. “Esta não é uma questão política. É uma questão humanitária.”

Os mais de 2.200 funcionários das instalações da Tyson em Logansport receberão testes de coronavírus, que a empresa disse que poderia começar ainda nesta quinta-feira. A fábrica havia fechado o dia de segunda-feira para limpeza profunda e, desde então, está operando com capacidade limitada.

“Estamos cientes de que, embora os funcionários pratiquem medidas de proteção no trabalho, eles podem não praticá-la em casa, o que é essencial para ajudar a impedir a disseminação geral da comunidade”, disse Dori Ditty, oficial de saúde do Departamento de Saúde do Condado de Cass, trabalhando com a Tyson para testar os trabalhadores da fábrica da Logansport.

No início deste mês, a Tyson encerrou as operações em sua fábrica de suínos em Columbus Junction, Iowa, depois que mais de 24 trabalhadores foram infectados com o Covid-19. A empresa disse que desviaria o gado para outras fábricas de suínos na região para minimizar o impacto em sua produção.

A Smithfield Foods também fechou sua fábrica em Sioux Falls, Dakota do Sul, na semana passada, após um surto de coronavírus lá. A fábrica de Smithfield emprega cerca de 3.700 pessoas e normalmente produz de 4% a 5% do suprimento de carne suína do país, segundo a empresa.

Em 12 de abril, o CEO da Smithfield, Kenneth Sullivan, disse que o fechamento da fábrica de Sioux Falls coloca em risco o suprimento de carne do país.

“É impossível manter nossos supermercados estocados se nossas fábricas não estiverem funcionando”, disse ele. “Esses fechamentos de instalações também terão repercussões graves, talvez desastrosas, para muitos na cadeia de suprimentos”.