Investimento

Tyson Foods compra 40% da divisão de alimentos do Grupo Vibra

Compra participação de 40% na divisão de alimentos da avicultura brasileira faz parte da  estratégia de crescimento global

In this photo made Wednesday, Oct. 28, 2009, a Tyson Foods, Inc., truck is parked at a food warehouse in Little Rock, Ark. Tyson Foods, the world’s largest meat producer, said Monday, Nov. 23, 2009, it lost money in its fiscal fourth quarter primarily on a hefty goodwill impairment charge.(AP Photo/Danny Johnston)

Como parte de sua estratégia de crescimento global, a Tyson Foods chegou a um acordo para investir na divisão de alimentos do Grupo Vibra, produtora e exportadora brasileira de produtos avícolas. De acordo com a multinacional americana uma vez concluído, o acordo dará à Tyson mais flexibilidade no atendimento aos clientes nos principais mercados globais. Os termos do contrato não foram divulgados e a transação ainda está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores brasileiros.

“Esse investimento nos permitirá acessar o suprimento de aves no Brasil para atender às crescentes necessidades dos clientes brasileiros e dos mercados de demanda prioritária na Ásia, Europa e Oriente Médio”, disse Donnie King, presidente do grupo, diretor de administração internacional e chefe da Tyson Foods . “Faz parte da nossa estratégia desenvolver uma cadeia de suprimentos mais flexível e mitigar a volatilidade do nosso modelo anterior, que se baseava principalmente nas exportações dos EUA”.

Desde o ano passado, a Tyson Foods expandiu sua presença global através da aquisição da Keystone Foods, que inclui operações na China, Coréia do Sul, Malásia, Tailândia e Austrália, e os negócios de aves da BRF na Tailândia e na Europa. Atualmente, o Grupo Vibra atende clientes no Brasil e mais de 50 países ao redor do mundo.

“Este acordo é o resultado da confiança mútua entre nossas duas empresas e o objetivo de ambas se expandirem globalmente”, disse Flavio Sergio Wallauer, presidente do conselho do Grupo Vibra. “Nós também acreditamos na importância de agregar valor constantemente a nossos produtos. Para nós, isso inclui continuar crescendo, inovando e fortalecendo a posição de nossas marcas, Nat e Avia. ”

Nos próximos cinco anos, estima-se que quase 98% do crescimento do consumo de proteínas ocorra fora dos EUA “É por isso que estamos ampliando nossos negócios fora dos EUA”, disse King. “À medida que a população mundial continua a crescer, a Tyson cresce com ela.”

Atualmente, a Tyson Foods gera US $ 7 bilhões em vendas internacionais anualmente. Isso inclui US $ 5 bilhões em vendas de exportação nos EUA e cerca de US $ 2 bilhões em receitas no país.

“A Tyson adicionará know-how e novas oportunidades de negócios para acelerar nosso crescimento”, disse Gerson Luís Müller, CEO do Grupo Vibra. “Essa parceria será importante para desenvolver ainda mais nossos negócios no Brasil e no mercado externo, garantindo acesso a novas tecnologias e investimentos principalmente em P&D. Capitalizaremos uma rede de distribuição global para alcançar novos mercados. Acreditamos que este contrato contribuirá fortemente para melhorar a qualidade de nossos serviços, adicionando novos produtos ao nosso portfólio oferecido a clientes e consumidores. ”Como parte do contrato, o Grupo Vibra irá cindir seu negócio de multiplicação genética, Agrogen, em uma empresa separada.