Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

UBA no Nordeste

Confira a ata da reunião plenária da UBA no Nordeste, realizada na sexta-feira (22/03), em Recife (PE).

Redação AI 27/03/2002 – O Presidente da UBA, Dr. Zoé Silveira dAvila, abriu a reunião ressaltando a importância da participação efetiva do Nordeste avícola nesse encontro, pois se registrava a presença de 124 participantes, sendo 45 produtores, 29 políticos e autoridades do Governo Federal e Estadual e 50 empresários, fornecedores e membros de associações.

Após os pronunciamentos do Dr. Zoé Silveira dAvila e do presidente da AVIPE Sr. Edilson de Araújo Santos Júnior e de outras autoridades componentes da mesa, foi iniciado o Seminário conforme a pauta prevista.

O Sr. Clóvis Puperi, Diretor Executivo da UBA, apresentou um panorama da avicultura brasileira, destacando os números finais dos diversos setores da cadeia avícola registrados em 2001, tecendo comentários sobre a evolução e progressos obtidos. Após a apresentação o Sr. Marcondes Tavares de Farias Vice-presidente do Nordeste da UBA, emitiu considerações sobre o quadro da avicultura brasileira, solicitando mais esclarecimentos sobre alguns números apresentados.

Em seguida, o Sr. José Carlos Teixeira da Silva, Diretor do Setor de Ovos da UBA, discorreu sobre o mercado de ovos no Brasil, sua situação atual e perspectivas, abordando também a necessidade de um plano de marketing que fizesse crescer esse importante elo da cadeia avícola. Em seguida, o debatedor do painel, Sr. Paulo Vellinho, Vice-presidente da região Sul da UBA, também apresentou suas considerações sobre a necessidade de maior integração do setor para efetivamente aumentar o consumo de ovos no Brasil.

Reunião Plenária da UBA

Encerrada a discussão sobre os painéis, cuja apresentação estava prevista para o dia seguinte, o Dr. Zoé Silveira d Avila abriu os trabalhos relativos à reunião plenária, informando aos presentes as últimas ações da UBA junto às autoridades federais ressaltando que, no momento, sua constante preocupação é com referência a sanidade dos plantéis, qualidade dos produtos avícolas e garantia de abastecimento de insumos. Solicitou aos participantes que expusessem suas preocupações e sugestões para orientação no encaminhamento de futuras ações da UBA.

José Alberto Costa Bessa Jr.
ACEAV

Acha importante procurar unir as empresas menores para desenvolver programa para estímulo do consumo de ovos. Estamos trabalhando para aumentar a produção de grãos no Nordeste, inclusive estimulando o sorgo.

Paulo Vellinho
ASGAV

Juntamente com a Monsanto estão estimulando o plantio de sorgo adequado ao frango, conseguindo preços adequados e competitivos do produto. Estão otimistas, prevendo um bom ano para a avicultura em 2002, pois não terão problemas de energia e uma maior abertura financeira com a realização de eleições. Na área internacional, esperam retomar boas vendas para a Rússia e entrar no grande mercado chinês que poderá ser aberto para nossos produtos.

Antonio Venturini
AVES

Parabenizou a AVIPE e UBA pelo sucesso do evento e a sua satisfação por receber a revista Avicultura Industrial com a foto do Dr. Zoé, ficando ainda mais satisfeito pelo fato do Dr. Zoé Silveira dAvila aceitar a indicação para sua reeleição ao cargo de Presidente da UBA. Disse, também, que temos o problema de controvérsias no MAPA com relação ao preço de paridade internacional do milho; além disso, existe o problema do milho transgênico. Salientou, que deve ser considerado o problema da hidratação em excesso, assunto que ainda não foi equacionado pelo DIPOA, assim como a definição da legislação sobre o frango levemente temperado.

Zoé Silveira dAvila
UBA

O DIPOA tem enfrentado problemas nessa área e, inclusive, fechou um frigorífico que foi em seguida aberto por liminar judicial.

Octávio de Carvalho
ABA

Abordou produção de milho no Nordeste e a contínua falta de presença do Governo, já que os incentivos e mecanismos para estimular a produção, nem sempre atendem às necessidades. Às vezes, a mídia e a sociedade, em geral, são um pouco ingratascom o produtor rural, apresentando-o de maneira jocosa e colocando-o quase como cidadão de segunda classe, enquanto que esse mesmo produtor procura alimentar a todos com produtos de qualidade, contribuindo com 25% da produção nacional, 37% da geração de emprego e US$ 19 bilhões de exportações.

Zoé Silveira dAvila
UBA

Ressaltou dificuldades constantes do homem do campo, dizendo que devemos trabalhar unidos para mudar essa situação e resolver os principais problemas da área.

Edgar Navais Araújo
AVIPE

Uma ONG internacional está propondo reduzir o plantio de soja no Brasil, indenizando o produtor; isto representa sério risco para nosso País.

Aloysio Righetti
OVOS CARNAÚBA

Procuramos incentivar o plantio de milho em Alagoas . Em 2002, produzimos 40% da necessidade do estado. Temos também dificuldades com os boletins da Jox que derruba nossos preços. Temos de conscientizar os produtores a vender melhor, valorizando, assim, seu produto. Quanto ao colesterol, às vezes o consumidor nem sabe o que isso representa e seu maior problema é a alimentação adequada.

Zoé Silveira dAvilaUBA

O assunto mais frisado aqui foi o de ovos e o de abastecimento. Vamos procurar trabalhar para incentivar esse produto e seu consumo e, em conjunto com as autoridades, procurar acionar todos os mecanismos para garantia do abastecimento de insumos. Devemos industrializar o ovo e procurar exportar para desenvolver sua qualidade. Aproveitou para agradecer aos organizadores desse Encontro, na pessoa de seu presidente, Sr. Edílson de Araújo Santos Júnior, pela excelente organização e sucesso daquele Encontro, solicitando aos presentes que fizessem uma corrente para estímulo e desenvolvimento da avicultura.

Encerrando os trabalhos da manhã, o Sr. Edilson de Araujo Santos Junior, convidou a todos os presentes para almoço nas dependências do Hotel Blue Tree Park. Após o almoço, foram reiniciadas as palestras previstas no programa, com as do Secretário de Política Agrícola, Dr. Benedito Rosa do Espirito Santo e do Presidente da CONAB, Dr. Vilmondes Olegário da Silva.

O Dr. Benedito Rosa do Espírito Santo apresentou dados completos da agricultura e pecuária brasileira ressaltando os números alcançados em 2001. A palestra completa está disponível em disquete na UBA, para os interessados que dela quiserem tomar conhecimento.

Em seguida, o presidente da CONAB, Dr. Vilmodes Olegário da Silva, informou as previsões da safra de milho 2001/2002, ressaltando que os números não devem provocar grandes preocupações aos consumidores, visto que as necessidades dos diversos segmentos devem ser atendidas, pois os números já levantados relativos à safrinha são tranqüilizadores. Recomendou calma e paciência a todos para se evitar precipitações que possam provocar excesso de demanda e alta demasiada nos preços. Também sua palestra com todos os números e gráficos estão disponíveis na UBA aos interessados.

Após as explanações das autoridades presentes foi aberto o debate ao público, sendo todas as questões consideradas e respondidas pelos palestrantes.

A seguir, foi formada a Mesa para encerramento da reunião Plenária da UBA, no Nordeste. Usaram da palavra o Deputado Severino Cavalcanti do PPB-PE, o Dr. Gabriel Maciel, Secretário Adjunto da Produção Rural do Estado de Pernambuco, o Dr. José Nunes de Oliveira Filho, Presidente da ANA-Associação Nordestina de Avicultura e os Srs. Edmilson Matos Lima Júnior e Antonio Cavalcante Corrêa de Araújo da AVIPE, todos ressaltando a importância do Encontro.

O Dr. Zoé Silveira dAvila agradeceu novamente a AVIPE pela recepção e organização, cumprimentando a todos na pessoa do seu Presidente, Sr. Edilson de Araújo Santos Júnior, ressaltando o expressivo comparecimento de lideranças do Nordeste, fato que, estimula a continuidade do seu trabalho em prol da avicultura.

Encerrando a reunião o Presidente da AVIPE apresentou sua satisfação pelo sucesso alcançado, agradecendo a presença e desejando feliz retorno a todos os participantes.