Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cinco Perguntas

"Um dos grandes desafios globais é garantir que as matérias - primas não excedam os limites recomendados de micotoxinas"

Food Safetty Officer na Bühler fala sobre

"Um dos grandes desafios globais é garantir que as matérias - primas não excedam os limites recomendados de micotoxinas"

Béatrice Conde-Petit, Food Safety Officer da Bühler Group1.         Atualmente, quais os grandes desafios que a indústria enfrenta em relação a segurança alimentar?

Acompanhando os alertas oficiais de segurança alimentar em escala global, podemos constatar que a contaminação por bactérias nocivas como Salmonela, Listeria ou E. coli estão no topo da lista em termos de contaminação alimentar. Somente a Salmonela responde por mais de 400.000 mortes em todo o mundo, causadas por infecções alimentares e doenças transmitidas pela água. Porém, o maior desafio para a saúde pública é o crescimento da resistência antimicrobiana (RAM), bactérias que se tornaram resistentes aos antibióticos.

Estas bactérias estão presentes em todo o ambiente, e inclusive na cadeia de produção de alimento animal e humano, devido ao uso excessivo de antibióticos na pecuária. Dois terços dos antibióticos produzidos no mundo se destinam à alimentação de aves, suínos, peixes e gado. Se continuarmos nesse caminho, a Organização Mundial de Saúde da OMS (OMS) prevê que, em 2050, morrerão mais pessoas pela ação de bactérias resistentes, do que de câncer. Esta é uma perspectiva dramática, e o setor de alimentos deve agir imediatamente. E por último, mas não menos importante, os escândalos de segurança alimentar contribuem para a crescente queda da confiança dos consumidores finais em relação à segurança e integridade dos alimentos.

2.         Quais seriam as alternativas viáveis para mitigar esses problemas?

Não existe uma solução fácil para esse grande desafio. Resolvê-lo significa mudar o sistema para uma produção alimentar mais sustentável com o esforço conjunto de todos os players da cadeia de valor. O que é está claro é que a eliminação da produção de alimentos de origem animal não é uma opção realista, uma vez que a proteína animal na forma de leite, ovos e carne, é um componente valioso e necessário em nossa dieta. Devemos então, nos concentrar muito mais na saúde animal para reduzir a necessidade de antibióticos.

É fundamental compreender a importância da alimentação animal como vetor para a contaminação microbiana. Além disso, devemos também nos antecipar, pois a descontaminação microbiana com produtos químicos agressivos como o formaldeído não será mais aceita a longo prazo. Os órgãos europeus decidiram recentemente banir o formaldeído. A forma mais eficaz de controlar as bactérias é a prevenção e projetar o processo de peletização de ração animal de tal forma que o tratamento térmico com vapor atinja o nível necessário para a inativação da Salmonela.

Também podemos aprender com a indústria de pet food e cereais, sobre como proteger o produto final de nova contaminação. Por exemplo, manter as fábricas de alimentos limpas e livres de pó, é a melhor maneira de evitar a transferência de bactérias da matéria-prima para os pellets de ração. Precisamos processar a ração animal com o mesmo cuidado que processamos alimentos em nossas cozinhas. Da mesma forma, os produtores precisam garantir a higiene, para proteger a saúde de seus animais, pois a saúde e a segurança alimentar andam de mãos dadas.

3.         Como a nutrição pode auxiliar nesse contexto?

A saúde animal tem como pilar a composição correta da ração, levando em consideração o tipo e a idade do animal. Mas a nutrição adequada não corresponde somente à composição da ração. Além disso, o tamanho correto da partícula é importante para uma boa conversão alimentar.

Em geral, a qualidade da matéria-prima é um aspecto essencial para uma boa nutrição e saúde dos animais. Um dos grandes desafios globais é garantir que as matérias-primas não excedam os limites recomendados de micotoxinas, como aflatoxina, desoxinivalenol, fumonisinas, zerelenona, etc. Estas são substâncias tóxicas naturais formadas por fungos que prejudicam a saúde dos animais, tendo como sintomas a perda de apetite, diminuição do peso, queda de fertilidade, mortalidade excessiva e comprometimento do sistema imunológico.

Os fatores que promovem o aumento de fungos e a formação de micotoxinas nas matérias-primas são as condições climáticas (calor e alta umidade), secagem insuficiente dos grãos após a colheita, más condições de armazenamento e infestação de pragas. Ao contrário das bactérias, as micotoxinas não podem ser destruídas pelo calor, e é importante evitar sua formação ou eliminá-las da matéria-prima. Aditivos como o aglutinante podem reduzir significativamente o impacto negativo das micotoxinas, mas o melhor desempenho animal ainda é obtido pela redução da contaminação por micotoxinas abaixo dos níveis recomendados.

4.         Quais as inovações para o mercado que a Bühler oferece para auxiliar a produção de alimentos cada vez mais segura?

Na última década, a Bühler evoluiu tornando-se um fornecedor de linhas de processamento, com soluções focadas na alta eficiência de processamento, enfrentando os desafios de segurança alimentar e de nutrição animal. Por exemplo, a solução de processamento que oferecemos para pellets de ração (HYSIS +) garante um tratamento muito mais homogêneo dos alimentos. Isso significa que as condições mínimas necessárias de temperatura de processamento para a inativação de bactérias, o tempo e umidade são aplicadas a cada kg de material que passa pela linha, também durante o seu start-up. O sistema de controle de processos pode ser otimizado com sensores NIR online, para ajustar parâmetros críticos de qualidade, como umidade ou conteúdo de proteínas. Ao mesmo tempo, as condições de processamento são monitoradas e documentadas, pois esta informação é fundamental para criar transparência e confiança na cadeia de valor.

Além disso, a Bühler possui uma solução abrangente para a redução de micotoxinas em grãos como o milho. A selecionadora óptica (SORTEX) é uma tecnologia que permite identificar e rejeitar grãos de milho altamente contaminados. Em combinação com a aspiração clássica de pó e a fração de baixa densidade, que são conhecidas por serem altamente contaminadas, pode- se atingir uma redução do nível de micotoxinas na ordem de 50 a 85%.

Todas as máquinas têm um alto padrão de design sanitário. Esse design garante fácil acesso e uma limpeza eficiente. Por um lado, permite manter um alto padrão de higiene, para reduzir os riscos de segurança alimentar. Por outro lado, a limpeza da máquina pode ser realizada com muito menos esforço e menos tempo, com o benefício de reduzir o tempo de inatividade da linha.

5.         A Bühler irá investir em novas tecnologias para 2018?

Na verdade, a inovação está no DNA da Bühler e investimos anualmente 5% de nosso volume de faturamento. Uma inovação revolucionária na qual estamos trabalhando atualmente é o desenvolvimento da tecnologia para a criação e processamento de larvas como uma solução industrial.

Para isso, a Bühler criou uma joint venture com a Protix, uma empresa europeia conhecida pela produção de ração de alta qualidade, tendo como base os insetos. Acreditamos que os insetos têm um alto potencial como fonte de proteína sustentável para ração animal, pois os mesmos são muito eficientes na transformação de resíduos orgânicos em insetos ricos em proteínas, que podem ser posteriormente transformados em ingredientes com altos níveis de proteína para aves ou peixes.

Globalmente, o maior desafio da humanidade é a nutrição de uma crescente população. Não podemos resolver todos os problemas sozinhos. Porém, o que podemos fazer é construir uma rede de inovação colaborativa com nossos clientes, instituições de pesquisa, fornecedores, start-ups e nossos criativos e empreendedores colaboradores, para promover inovações para um mundo melhor.