Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Revista Online

Um mundo digital nas fábricas de rações

Confira a primeira edição de 2020 da revista Avicultura Industrial

Um mundo digital nas fábricas de rações

Os sistemas fabris voltados à alimentação animal vêm passando por um intenso processo de transformação. As mudanças envolvem a incorporação de tecnologias digitais, o que resulta em maior produtividade e precisão, mas também são impulsionadas pelas demandas dos consumidores, cada vez mais exigentes quanto à segurança alimentar das proteínas de origem animal que consomem.

Todo este cenário tem modificado o chamado “chão de fábrica”, cuja realidade é cada vez mais automatizada e acompanhada de processos inteligentes por meio da incorporação de sensores, softwares e algoritmos às diversas etapas de produção. Estes sistemas substituem o olhar humano, proporcionando maior precisão a todo o processo e embasamento nas tomadas de decisão.

Estas inovações tecnológicas possibilitarão, inclusive, formulações alteradas minuto a minuto visando atender diferentes fases produtivas dos animais ou demandas específicas de cada cliente. Além disso, será mais comum nas fábricas o uso de tecnologias ligadas à Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, entre outras.

A mão de obra dentro das unidades fabris também será transformada para acompanhar esta crescente eficiência dos processos. Os profissionais terão de estar capacitados e aptos a compreender todas as estas mudanças, interpretando os inúmeros dados gerados para uma melhor tomada de decisão frente aos desafios surgidos.

Outra pauta importante é a questão da sustentabilidade, com plantas industriais de alta eficiência energética, atentas a questões ambientais (como a pegada de carbono), assim como dotadas de processos que otimizem a qualidade de seus produtos para alimentação animal.

Todos estes tópicos são abordados em matéria publicada nesta edição, elaborada a partir de uma entrevista com o diretor Técnico do SFT, instituto sediado na Suíça, e um dos únicos no mundo especializado na capacitação de profissionais em fábricas de ração, sendo referência em antecipar tendências tecnológicas e processos fabris. Confira.

 

Uma boa leitura!

Humberto Luis Marques