Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Revista On-line

Uma granja biossegura

Está no ar a Edição 1289 da Avicultura Industrial. A edição deste mês traz o catálogo da 60º Festa do Ovo de Bastos. Confira!

Uma granja biossegura

As questões sanitárias ganharam uma importância enorme dentro dos sistemas produtivos de proteína animal. Uma ocorrência – dependendo de agente patogênico – pode significar prejuízos gigantescos, não só ao produtor, mas para toda uma cadeia produtiva. Isso tem intensificado as medidas e ações de biosseguridade a serem implementadas nas granjas, assim como em torno de legislações ligadas a defesa sanitária.

Um trabalho de conscientização vem sendo feito de forma mais massiva nos últimos anos por órgãos de defesa federal e estaduais e por associações de classe. O foco são os criadores, alertando para a importância de atenderem a todas as medidas preventivas, adotando ainda mecanismos como o de Boas Práticas de Produção (BPP). O mais importante ainda. Conhecer todos os procedimentos e estar apto a corrigir rotas de seu sistema preventivo, aplicando medidas que promovam a constante melhoria da biosseguridade na granja.

A preocupação com os principais aspectos preventivos em saúde animal colaboram para a manutenção da saúde humana, dentro das ideias do One Health (Saúde Única). O conceito que vem sido trabalhado por organismos internacionais, como OIE, ONU e OMS, reforça a inter-relação existente entre agentes patogênicos responsáveis por infectar animais e humanos, os quais podem estar também atrelados a causas ambientais. A conexão entre as três áreas ajuda a prevenir surtos, assim como encontrar possíveis causas e soluções de forma mais rápida.

A presente edição traz ainda o Catálogo Oficial da 60ª Festa do Ovo de Bastos, o mais tradicional evento do setor produtivo da avicultura de postura no Brasil. A região mantém sua força com algo próximo a 25 milhões de poedeiras em produção, uma população maior que a do município de São Paulo e de muitos países no mundo. São 20,5 milhões de ovos produzidos por dia, em uma cadeia produtiva pujante que busca se modernizar com a gradativa incorporação de tecnologias em seus sistemas de produção. Confira o catálogo e outros importantes assuntos debatidos nessa edição.

 

 

Uma boa leitura!

Humberto Luis Marques