Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

União Europeia amplia importação de carne de frango do Mercosul

A elevação foi de 78 mil para 95 mil toneladas a cota de importação de carne de frango do Mercosul

União Europeia amplia importação de carne de frango do Mercosul

A União Europeia elevou de 78 mil para 95 mil toneladas a cota de importação de carne de frango do Mercosul, segundo fontes em Bruxelas. Essa é uma das mudanças na oferta agrícola que os países europeus aprovaram no Comitê de Política Comercial na sexta-feira.

No entanto, não houve ontem em Bruxelas a nova troca de ofertas entre os dois blocos. A expectativa entre diferentes negociadores é de que isso ocorra hoje. Mas os europeus não deram indicação de que vão colocar ou não sua oferta na mesa.

A nova oferta delineada pelos europeus ampliou a cobertura do acordo birregional de 90% para 92% do comércio entre os dois blocos. A melhora do acesso para carne bovina e etanol estão fora, pelo momento, podendo ser apresentada em Buenos Aires na semana que vem. 

Na oferta de cota de 78 mil toneladas para a importação de frango, em meados do ano, a UE previa cobrança de EUR 49,3 por tonelada. Também está confirmado que a UE oferece cota de 100 mil toneladas de importação de açúcar para o Mercosul com tarifa de EUR 98 por tonelada, o que está longe de satisfazer o setor.

Ao mesmo tempo, cresceram os rumores entre europeus de que as barganhas não serão fechadas este ano, como se esperava. Na semana passada, o vice-presidente da Comissão Europeia responsável pela área de comércio, Jyrki Katainen, tinha previsto que a negociação poderá continuar pelos próximos meses.

Certo mesmo é que em nenhuma hipótese haverá assinatura de entendimento em Buenos Aires sobre o acordo birregional. Se as barganhas avançarem, o que deve ocorrer dentro de menos de duas semanas é uma declaração pública dos dois blocos de um pré-acordo político.