Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

União Européia fecha brecha jurídica para impedir importações excessivas de frango ucraniano

Quando os exportadores ucranianos esgotarem a quota isenta de impostos, terão de pagar impostos sobre exportações adicionais para a UE.

União Européia fecha brecha jurídica para impedir importações excessivas de frango ucraniano

O Parlamento Europeu concordou na terça-feira (26/11) em modificar o acordo comercial UE-Ucrânia para conter as importações de carne de aves ucranianas barata que entram na UE usando uma brecha legal. Em resolução adotada por 444 votos a favor e 128 com 74 abstenções, os eurodeputados pediram à Ucrânia que respeite o pleno acordo comercial de boa cooperação entre a UE e a Ucrânia. Os padrões de segurança e saúde alimentar se aplicam a todos os produtos importados para a UE, acrescentaram.

O novo regime avícola tratará os peitos de frango desossados ??e com ossos ??em uma única linha tarifária e aumentará os valores que a Ucrânia pode exportar para a UE sem tarifas. Quando os exportadores ucranianos esgotarem a quota isenta de impostos, terão de pagar impostos sobre exportações adicionais para a UE.

A mudança no acordo comercial UE-Ucrânia de 2016 tornou-se necessária porque um produtor ucraniano explorou uma brecha no acordo comercial para vender mais peito de frango isento de impostos – um produto considerado vital para a subsistência dos agricultores da UE. Embora a UE tivesse cotas de importação para proteger os agricultores da UE de excesso de importações, o peito de frango com um pedaço de osso de asa poderia ser legalmente importado para a UE sem restrições.

O regime modificado entrará em vigor após a aprovação do Conselho e quando a Ucrânia ratificar o acordo. As importações de peito de frango com osso da Ucrânia aumentaram quase quinze vezes para 55.000 toneladas de 2016 a 2018 e foram vendidas significativamente mais baratas do que produtos similares da UE.

A Ucrânia representa 0,9% do comércio total da UE. Em 2016 e 2017, a carne de aves de capoeira importada da Ucrânia representou 1,1% do total das importações de aves da UE.