Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Unidade começa a produzir aves e ovos SPF

A Embrapa Suínos e Aves inicia em janeiro a produção de aves e ovos embrionados SPF - "Specific Pathogen Free" - livre de patógenos específicos.

Redação AI 06/01/2003 – A Embrapa Suínos e Aves inicia em janeiro a produção de aves e ovos embrionados SPF – “Specific Pathogen Free” – livre de patógenos específicos. Segundo a pesquisadora Liana Brentano, essas aves e ovos SPF, livres de doenças e de infecções por organismos e parasitas patogênicos, são necessárias para quaisquer estudos e ações de diagnóstico em sanidade de aves na área de microbiologia (bacteriologia, virologia), parasitologia de aves e fisiologia, dentre outras, para  garantir a ausência de outros patógenos que interferem nos resultados das análises. Além disso, aves e ovos embrionados de aves SPF são um padrão laboratorial para pesquisa e diagnóstico e produção de insumos, antígenos e vacinas para aves, assim como de  vacinas para uso humano. Países com pesquisa avançada em avicultura, universidades e institutos de pesquisa mantêm unidades de produção de aves e ovos SPF para atender a suas  demandas específicas. No Brasil, atualmente, há apenas uma empresa, privada, produtora de aves SPF, credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Segundo a pesquisadora, a “Unidade de Produção de Aves SPF” da  Embrapa Suínos e Aves visa uma produção em menor escala, com uma postura de ovos estimada em 1000 ovos/semana. Essa produção visa atender não só aos projetos de pesquisa da  Embrapa Suínos e Aves, mas também, viabilizar esse produto aos clientes de outras instituições de pesquisa e laboratórios privados, garantindo ovos e aves SPF de  padrão de qualidade internacional.

Brentano salientou que essa Unidade foi desenvolvida como um novo modelo de produção de ovos e aves SPF, ajustado à produção de pequena escala, obedecendo a critérios de segurança rígidos, com renovação de 100% do ar, filtrado através de filtros de segurança absolutos, além de sistemas automatizados de controle de coletas de ovos e contato mínimo do técnico responsável com as aves.