Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

USDA estima um aumento de 1,5% na produção de aves da UE até 2021

12,55 milhões de toneladas seriam atingidas

USDA estima um aumento de 1,5% na produção de aves da UE até 2021

O USDA divulgou relatório no qual prevê que até 2021 a produção de carne de frango na UE crescerá 1,5%, chegando a 12,55 milhões de toneladas, após queda do mesmo percentual em 2020 devido aos efeitos do covid-19 no canal de foodservice.

A produção polonesa foi a que mais caiu dentro da UE-27 + Reino Unido, já que sua indústria se concentra na exportação de cortes de carne de frango para o setor de serviços alimentícios da UE. A produção espanhola também caiu como resultado do encerramento da indústria hoteleira e da queda do turismo.

A produção de carne de frango na Holanda também diminuiu, embora seu bloqueio não tenha sido tão rígido quanto em outros países membros da UE-27, como França, Espanha e Itália. O setor sofreu com a queda da demanda do Reino Unido e de outros mercados e com o aumento da concorrência da Polônia.

Em outros países, como Itália e França, a indústria conseguiu redirecionar a maior parte da produção originalmente destinada ao setor de foodservice para o varejo, causando um aumento constante ou leve da produção nacional. O aumento das vendas no varejo também levou a um aumento nas vendas e na produção de carne de frango produzida sob certos esquemas de qualidade, como orgânico e free-range, uma vez que os consumidores são mais sensíveis a esses rótulos nos mercados de varejo.

O encerramento temporário de instalações de abate em vários países, como Holanda, Alemanha e Reino Unido devido a casos COVID-19 não teve um impacto significativo na produção total, uma vez que semanas de produção perdidas foram compensadas por taxas. Taxas de abate mais altas nas semanas seguintes e absorções em outros estabelecimentos.

Não se espera que surtos de gripe aviária altamente patogênica no final de 2020 e início de 2021 tenham um impacto negativo direto na produção de carne de frango da UE no ano fiscal de 2021, com exceção da Alemanha, onde a mitigação da gripe aviária altamente patogênica inclui medidas sanitárias rigorosas estendidas aos afetados distritos.

No entanto, o fechamento de alguns mercados de exportação, como a África do Sul, para os Estados Membros afetados pela influenza aviária altamente patogênica, pode levar os produtores de carne de frango a reduzir a cota de novos pintos para exportação. Na maioria dos países da UE-27 + Reino Unido, como Espanha, Alemanha e França, os governos reforçaram as medidas de vigilância e biossegurança nas granjas avícolas, incluindo a proibição temporária das granjas criadas ao ar livre.

Com o desenvolvimento do programa de vacinação COVID-19 e a consequente conclusão dos bloqueios, os projetos subsequentes demandam crescimento e levam a aumentos de produção. No entanto, preços mais altos de ração, regulamentações ambientais mais rígidas, como na Holanda e Bélgica, altos custos trabalhistas, como na França, altos estoques comerciais, como na Alemanha, manterão o crescimento abaixo de 1, 5%.

Quanto às importações, caíram 15% em 2020 para 609.000 t em 2020, especialmente de países como a Tailândia, onde caíram 21%, ou a Ucrânia, que reduziu suas vendas na UE em 26%.

Contra isso, as exportações também caíram 4,6% e permaneceram em 1,45 milhão t devido à combinação de proibições totais ou parciais de exportação relacionadas à gripe aviária de alta patogenicidade para África do Sul, China, Vietnã, Coreia do Sul, Cingapura, Japão, Taiwan, Emirados Árabes Unidos e Filipinas, e as consequências da queda do covid-19. em demanda nesses países.

As exportações perdidas foram parcialmente substituídas pelo aumento das importações sul-africanas da Espanha, Irlanda e Holanda.