Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Segurança Alimentar

USDA: Pessoas se colocam em risco lavando carne de frango

Um estudo do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) revela que os indivíduos estão se colocando em risco quando lavam ou enxaguam a carne de frango.

USDA: Pessoas se colocam em risco lavando carne de frango

“Cozinhar e fazer as refeições é uma ocasião especial para todos nós, quando nos reunimos com nossas famílias e amigos”, disse a Dra. Mindy Brashears, Subsecretária de Segurança Alimentar do USDA. “No entanto, as implicações para a saúde pública dessas descobertas devem ser motivo de preocupação para todos. Mesmo quando os consumidores pensam que estão efetivamente limpando após a lavagem das aves, este estudo mostra que as bactérias podem se espalhar facilmente para outras superfícies e alimentos. A melhor prática não é lavar aves domésticas. ”

Os resultados do estudo observacional mostraram como as bactérias facilmente  podem se espalhar quando as superfícies não são efetivamente limpas e sanitizadas. O USDA está recomendando três opções fáceis para ajudar a prevenir doenças ao preparar aves domésticas ou carne em sua casa.

1-      Diminua significativamente o risco preparando alimentos que não serão cozidos, como legumes e saladas, ANTES de manusear e preparar carnes e aves crus.

·         Dos participantes que lavaram a carne, 60% tinham bactérias na pia após lavar ou enxaguar. Ainda mais preocupante é que 14% ainda tinham bactérias em suas pias depois de tentarem limpar a pia.

·         26% dos participantes que lavaram as carnes transferiram as bactérias para a sua salada pronta.

2-      Limpe e limpe cuidadosamente e qualquer superfície que tenha potencialmente tocado ou sido contaminada por carne crua de aves, ou seus sucos.

·         Dos participantes que não lavaram as carnes, 31% ainda conseguiram obter bactérias em sua salada de alface.

·         Essa alta taxa de contaminação cruzada provavelmente ocorreu devido à falta de lavagem eficaz das mãos e à contaminação da pia e dos utensílios.

·         Limpe pias e bancadas com água quente e sabão e, em seguida, aplique um desinfetante.

·         Lave as mãos imediatamente após manusear carne crua e aves. Molhe as mãos com água, ensaboar e depois esfregue as mãos por 20 segundos.

3-      Destrua qualquer doença que cause bactérias cozinhando carne e frango a uma temperatura interna segura, conforme medida por um termômetro de alimentos.

·         Carne, porco, cordeiro e vitela (bifes, assados ??e costeletas) são seguros para comer a 145 ° f.

·         Carnes moídas (hambúrgueres) são seguras para comer a 160 ° F.

·         Aves de capoeira (inteiras ou moídas) são seguras para comer a 165 ° F.

·         Lavar, enxaguar ou salgar carnes e aves em água salgada, vinagre ou suco de limão não destrói as bactérias. Se houver alguma coisa em suas aves cruas que você queira remover, dê um tapinha na área com uma toalha de papel úmida e lave imediatamente as mãos.

“Todo mundo tem um papel a desempenhar na prevenção de doenças causadas por alimentos”, disse a administradora Carmen Rottenberg, do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do USDA (FSIS). “Por favor, tenha em mente que crianças, adultos mais velhos e aqueles com sistemas imunológicos comprometidos estão especialmente em risco. Lavar ou enxaguar carne crua e aves pode aumentar o risco à medida que a bactéria se espalha pela sua cozinha, mas não lavar as mãos por 20 segundos imediatamente após o manuseio desses alimentos crus é igualmente perigoso ”.

Os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças estimam que milhões de americanos adoecem com doenças transmitidas por alimentos a cada ano, resultando em cerca de 128.000 hospitalizações e 3.000 mortes.