Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

União Européia

USDA prevê uma redução de 1% na produção de aves da UE até 2021

Isso se deve principalmente aos surtos de gripe aviária e ao impacto que a evolução do covid-19 teve no canal de foodservice, um dos maiores consumidores dessa carne.

USDA prevê uma redução de 1% na produção de aves da UE até 2021

O último relatório de previsão do USDA sobre a produção de aves na UE aponta para um declínio na produção de 1% em 2021, pela primeira vez em quase duas décadas, para 10,93 milhões de toneladas. Isso se deve principalmente aos surtos de gripe aviária e ao impacto que a evolução do covid-19 teve no canal de foodservice, um dos maiores consumidores dessa carne.

Embora a demanda por carne de frango tenha sido menos afetada do que outras carnes, o aumento do consumo no domicílio não substituiu completamente a perda de vendas nos restaurantes. Em 2021, a produção na maioria dos países da UE diminuiu. A Polônia, que continua sendo o maior produtor de frango da UE, respondendo por quase 20% de toda a produção de frango da UE, foi particularmente afetada pelos fechamentos no setor de hotéis e restaurantes. Antes do surto de covid-19, o crescimento da produção de frango na Polônia se devia principalmente às exportações. Cerca de 50% da produção polonesa de carne de frango é exportado. Muitas das exportações da Polónia para outros Estados-Membros da UE destinam-se geralmente aos setores da hotelaria e restauração. As exportações polonesas também foram afetadas por surtos de gripe aviária altamente patogênica que levaram ao fechamento de importantes mercados de exportação, incluindo a África do Sul e a China.

Mesmo com a UE começando a ir além do COVID-19, os desafios econômicos na maior parte da Europa continuarão a favorecer as fontes de proteína baratas. A preferência do consumidor por carne de frango pode levar a algum crescimento na demanda e produção de carne de frango em 2022, para 11,1 milhões de toneladas, embora em taxas de crescimento mais lentas do que as estimadas anteriormente. Com um curto ciclo de produção de dois meses, a indústria avícola da UE pode reagir rapidamente às mudanças nas circunstâncias do mercado, o que, por sua vez, pode forçar ajustes a esta previsão.

O superávit comercial da carne de frango da UE deverá diminuir em 2021, já que a queda nas exportações deverá superar a queda nas importações.

O fechamento das lojas do canal de foodservice na maioria dos países da UE reduziu a demanda por pedaços de frango importados baratos que são especialmente populares em restaurantes de baixo orçamento. A demanda da UE por importações de frango do Reino Unido, Brasil, Tailândia e Ucrânia diminuirá em 2021.