Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Relatório

USDA revisa para baixo projeção de crescimento de produção de carne de frango

Entre os motivos estão os custos de produção e incertezas com as exportações

USDA revisa para baixo projeção de crescimento de produção de carne de frango

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou, no último dia 21 de fevereiro, um relatório que revisa as projeções de produção de carne de frango em 2019. A previsão no relatório divulgado no final de 2018 era de produzir 13,9 mil toneladas, após a revisão este número caiu para 13,6 mil. O número representa um aumento de 1,08% em relação ao total produzido em 2018.

De acordo com o relatório os motivos da redução são os custos de produção, incertezas quanto às exportações e também as expectativas dos produtores para manutenção das margens de lucro.

O analista da MB Agro, Cesar de Castro Alves, explica que  preocupação do setor com as exportações, principalmente com os mercados da Arábia Saudita e União Europeia, e após um mês de janeiro fraco, tem deixado os produtores cautelosos. Outro fator apontado pelo especialista foi o custo de produção. Com as altas nos preços do milho e da soja as margens dos produtores, apesar de uma pequena melhora, ainda estão baixas. Outro ponto levantado por Alves, foi a demanda interna, a recuperação do consumo está lenta devido a crise a econômica.

Segundo o relatório, o consumo doméstico da carne deve se recuperar em 2%. A previsão revisada reflete o crescimento econômico estimado de 2,5% em 2019, a inflação abaixo da meta do governo de 4% e a melhora na renda do consumidor. Para Alves essa melhora no cenário deve acontecer a partir do segundo semestre, com a decisão sobre as reformas propostas pelo governo e também com uma maior oferta de insumos devido à safrinha. Por outro lado caso a reforma da previdência se concretize, segundo ele, o câmbio deve cair, deixando as exportações menos atrativas para os produtores.