Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição

Uso combinado de enzimas no desempenho de frangos de corte é premiado no WPSA

Estudo foi realizado em parceria entre AB Vista e a UFPR

Uso combinado de enzimas no desempenho de frangos de corte é premiado no WPSA

A AB Vista, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) teve seu mais recente estudo premiado na edição latino-americana do World Poultry Science, que foi realizado no início de novembro, em Campinas/SP.

Na ocasião, mestranda em zootecnia Priscila Raijche Oliveira, uma das orientadas do pesquisador Prof. Dr. Alex Maiorka apresentou os efeitos da suplementação dietética da combinação fitase e xilanase no desempenho de frangos de corte. A suplementação de fitase associada a outras enzimas pode superar os efeitos antinutricionais e melhorar o desempenho dos frangos de corte. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar diferentes inclusões de fitase Quantum Blue com dose de xilanase Econase XT. Baseado na experiência AB Vista, o uso de  doses mais altas de fitase melhora a utilização de nutrientes como proteínas, aminoácidos, carboidratos e minerais, devido a redução dos efeitos antinutricionais do fitato presente na dieta, resultando em melhor desempenho dos animais. A associação de níveis mais altos de fitase à xilanase mostrou melhor conversão alimentar.

A utilização de xilanase pode ter ajudado a diminuir a viscosidade intestinal e liberar os nutrientes retidos nos polissacarídeos da parede celular. Estes resultados indicaram que a suplementação de fitase associada à xilanase pode melhorar a conversão alimentar de frangos de corte.

“ O fósforo é um nutriente essencial para a manutenção e crescimento da ave, mas nas dietas à base de milho e farelo de soja a maior parte do fósforo está na forma de fitato, que não é digerível para frangos de corte e consequentemente reduz o desempenho dos animais. A suplementação de fitase associada a outras enzimas pode superar esses efeitos antinutricionais e melhorar o desempenho dos frangos de corte”, revela Priscila, da Universidade federal do Paraná. “Quando combinamos duas enzimas de ação complementares, temos resultados surpreendentes, sempre retirando o máximo proveito dos nutrientes ”, conclui.

O ponto mais interessante é o retorno sobre investimento (ROI),superior a 2.7 dependendo da estratégia de formulação adotada.