Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Manejo

Uso de ácidos orgânicos na água de bebida como redutor da perda de peso em frangos de corte desde o jejum pré-abate

As condições ideais dos frangos de corte no momento do abate devem ser conhecidas a fim de possibilitar a produção de carne de excelente qualidade.

As condições ideais dos frangos de corte no momento do abate devem ser conhecidas a fim de possibilitar a produção de carne de excelente qualidade, uma vez que diversos fatores pré e pós-abate estão envolvidos na qualidade final. Em condições normais de abate e processamento, a retirada de ração é feita de 6 a 8 horas antes da apanha das aves, resultando em um período total de jejum de 8 a 12 horas antes do abate, para esvaziar o intestino e com isso minimizar a contaminação no abatedouro (Mendes, 2001). 

Benoff (1982) observou que a definição de um tempo ideal de jejum deveria levar em conta não só a diminuição da contaminação no abatedouro, mas também o rendimento de carcaça. No Brasil, Rosa (1999) recomenda jejum de 8 a 12 horas. 

Para Mendes (2001), a desidratação da carcaça começa imediatamente após o início do jejum. Períodos prolongados de jejum podem afetar o pH das diversas partes do intestino, aumentando a presença microorganismos patogênicos. Além disso, determinam uma maior contaminação pela bile, e são, subjetivamente, associados à fragilidade dos intestinos durante a evisceração mecânica. Portanto, os esquemas de processamento devem ser estabelecidos levando-se em conta a integridade e o esvaziamento do intestino e da vesícula biliar, bem como a desidratação e os seus efeitos sobre o bem estar das aves, contaminação da carcaça e qualidade da carne. Segundo Denadai (2002), a duração do período de jejum afeta (p<0,05) a perda de peso vivo, o rendimento de carcaça, carne de pernas, pés, conteúdo do papo e intestino. 

Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito da administração de água acidificada com Optimizer®Vetanco durante o período de jejum pré-abate de frangos de corte e as devidas perdas de peso durante este período. 

Material e Métodos           

O experimento foi realizado em três núcleos de produção avícola, localizados no norte do Paraná. Foram testadas 105 aves/galpão, sendo dois galpões por propriedade (galpão controle e galpão tratado com Optimizer). As aves eram de mesma linhagem, origem e com idade de abate entre 44-47 dias. O produto foi diluído na caixa d’água no momento que havia o procedimento do corte da ração, assim todas as aves do galpão teste passavam a consumir a água tratada com Optimizer. Deste momento até o início do carregamento das aves realizou-se o registro do consumo de água/período. No início do jejum alimentar das aves, separaram-se as aves aleatoriamente e essas foram isoladas em círculos com chapas de Eucatex onde se procedeu a primeira pesagem. Passadas oito horas da primeira pesagem, e com a chegada das caixas de transporte, as mesmas aves receberam novo registro de pesagem. Finalmente 3 horas após esse momento as mesmas aves seriam pesadas na chegada à plataforma de abate. O mesmo procedimento foi adotado para as aves que não consumiram a água tratada com Optimizer (grupo controle).            

Resultados e Considerações

Na média de consumo geral, as aves ingeriram 76 ml de água tratada com Optimizer (1l/250 litros).

Considerando as perdas de peso do jejum alimentar pré-abate até a plataforma, tivemos em média uma redução de 38,33 gr/ave na perda de peso (1,40% do peso vivo), conforme observado no quadro abaixo. 

 

HORA 0

CARREGAMENTO

PLATAFORMA

TOTAL

NÚCLEO/LOTE

Peso (gr)

Difer. (gr)

Peso (gr)

Difer. (gr)

Peso (gr)

Difer. (gr)

Difer. %

A OPTIMIZER

              2.741

                   63

              2.678

                   27

              2.651

                   90

3,28%

A CONTROLE

              2.848

                 117

              2.731

                   27

              2.704

                 144

5,06%

B OPTIMIZER

              2.622

                   77

              2.545

                      3

              2.542

                   80

3,05%

B CONTROLE

              2.676

                   89

              2.587

                   13

              2.574

                 102

3,81%

C OPTIMIZER

              3.059

                   50

              3.009

                   46

              2.963

                   96

3,14%

C CONTROLE

              2.809

                   80

              2.729

                   55

              2.674

                 135

4,81%

 A suplementação com misturas de ácidos orgânicos (Optimizer) administrados na água de bebida no período de jejum pré-abate reduziram a perda de peso das aves até a plataforma do abatedouro.  

Com base nos resultados obtidos neste experimento, pode-se concluir que o produto Optimizer obteve bom retorno econômico, proporcionando mais carne processada à planta de abatedouro.

Por: Karla Marielli Oliveira Boso – Zootecnista Msc. Nutrição Aves

David Leopoldo Troian – Veterinário – Assistente Técnico Avicultura – Vetanco 

Literatura Citada 

Benino BE, Farr AJ. The effects of feed and water withdrawal and holding shed treatments on broiler yields parameters. Poultry Science 1988; 67: 845-847.

Benoff FH. The “live-shrink” trap:catch weights a must. Broiler Industry 1982; 41(1): 56-60. 

Denadai J.C. Efeito da Duração do Período de Jejum Pré-Abate Sobre Rendimento de Carcaça e a Qualidade da Carne do Peito de Frangos de Corte Rev. Bras. Cienc. Avic. vol.4 no.2 Campinas May 2002 

Lyon CE, Papa CM, Wilson Jr RL. Efffect of feed withdrawal on yields, muscle pH, and texture of broiler breast meat. Poultry Science 1991; 70: 1020-1025. 

Mendes, A.A. Jejum pré-abate em frangos de corte. Rev. Bras. Cienc. Avic. vol.3 no.3 Campinas Sept./Dec. 2001