Agroceres Multimix
AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Avícola Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Ovos Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Comentário

Uso de antissalmonelas em matérias-primas e rações: uma visão prática e suas aplicações

A Salmonella é uma bactéria comum e resistente, mesmo com baixos índices de umidade. Conheça algumas medidas que devem ser adotadas para controlar a contaminação e proliferação em matérias-primas e rações

Jorge Kracker

Zootecnista especialista em avicultura e processos fabris de ração, Gerente Técnico da Divisão Animal - BTA Aditivos

11-Mai-2021 15:32 - Atualizado em 02/06/2021 09:42

Diante da necessidade de melhorar o controle microbiológico na cadeia de produção animal, principalmente na avicultura e suinocultura, fabricantes de ração têm aliado o uso de conservantes, como os antissalmonelas, a outros Pontos Críticos de Controle (PCC), como o tratamento térmico.

Estratégias de controle microbiológico bem traçadas podem definir a qualidade do processo, principalmente, frente ao mercado externo. O tratamento químico pode ser um aliado essencial no processo de eliminação ou na redução de patógenos em matérias-primas, rações, equipamentos e ambientes de produção.

 

Aditivos conservantes na peletização para o controle de microrganismos

Os antissalmonelas são aditivos conservantes utilizados em matérias-primas e rações para o controle da Salmonella e demais enterobactérias. O tratamento químico com antissalmonelas pode agir de maneira distinta, tendo efeito bactericida ou bacteriostático, dependendo da dose utilizada e do princípio ativo.

Os aditivos conservantes podem ser à base de formaldeído, ácidos e sais orgânicos ou ainda em forma de blends e utilizados amplamente no mercado. O objetivo é reduzir ou eliminar bactérias, fungos e outros patógenos que possam contaminar matérias-primas e rações e que servirão de alimento para as criações comerciais e também aos animais de companhia.

Estes produtos são dosados em matérias-primas como farinhas de origem animal, farelos e cereais, bem como, nas rações. Algumas matérias-primas como o farelo e casca de soja devem passar por tratamento químico, pois apresentam importantes índices de contaminação. Esta é uma preocupação comum nas farinhas de origem animal, que historicamente, tem percentuais mais altos de contaminação. Porém, as Fábricas de Farinhas e Óleos (FFO) vêm trabalhando muito com medidas de controle de contaminação nos seus processos, aliados ao tratamento químico, com resultados microbiológicos satisfatórios comparados às realizadas nas matérias-primas de origem vegetal.

Dependendo do tamanho e da condição de cada fábrica, normalmente a dosagem de antissalmonelas é líquida e aplicada em rações nos misturadores. É possível também adicionar o antissalmonela líquido em matérias–primas de origem vegetal ou animal ou no momento do recebimento na fábrica de rações. A dosagem pode ser ainda de produtos em pó, de forma manual ou automática. Tão importante quanto a dosagem, é ter equipamentos e sistemas de dosagens adequados e dimensionados para o processo, para que a quantidade de produto acrescentada ocorra de forma correta e precisa.

Os aditivos são inseridos também em outras etapas do processo e de forma conjunta com o tratamento térmico, ou seja, são dosados na alimentação da peletizadora até que as rações atinjam a temperatura desejada (geralmente em torno de 80 a 82°C) para aquele Ponto Crítico de Controle.

 

Uso de antissalmonela no pós-pellet

Nas fábricas de rações podem existir pontos de recontaminação após a peletização. Neste caso, é possível adicionar antissalmonelas na etapa de resfriamento das rações. Isto porque o ar que é utilizado para este fim, geralmente não é tratado e, na maioria das vezes, é coletado em áreas de produção próximas ao resfriador, que também podem estar contaminadas. Para os principais antissalmonelas encontrados no mercado é indicada a utilização da dosagem entre 1 a 4 kg/Ton.

 

Saltech Sani Pró para o controle microbiológico

O uso de antissalmonelas para a desinfecção de equipamentos, ambientes e caminhões de transporte de ração e matérias-primas, também é fundamental para um controle mais efetivo, visto que equipamentos que não são limpos e desinfetados adequadamente podem contaminar ou recontaminar ingredientes e rações.

Os sais de ácidos orgânicos são uma inovação no mercado e uma excelente alternativa ao uso de produtos à base de formaldeído pela baixa corrosividade e segurança na aplicação. Em trabalho realizado pela BTA Aditivos em uma fábrica de rações para frangos de corte, foi utilizado o produto Saltech Sani Pró no controle microbiológico de equipamentos e ambiente. Nesta análise foram avaliados os seguintes microrganismos: Salmonella (presença e ausência), enterobactérias, bolores, leveduras, fungos totais e Escherichia coli (UFC/ml).

coluna, fotos atualizadas ,
Coluna

 

A dosagem utilizada neste trabalho foi de 1 kg/25 m², aplicada com atomizador. As coletas, através de swabs, ocorreram antes e depois da aplicação de Saltech Sani Pró e tempo de ação de 30 minutos. Foi realizada a limpeza anteriormente, em todos os pontos coletados. Como é possível observar na tabela acima, houve a manutenção ou redução de patógenos em todas as partes coletadas após aplicação de Saltech Sani Pró. Para Salmonella, não foi encontrada positividade nos dois tratamentos.

O uso destes produtos para o controle microbiológico de ingredientes, rações e também para a desinfecção em fábricas é uma ferramenta muito importante. Uma equipe técnica treinada e com conhecimento pode auxiliar o fabricante a encontrar a alternativa antissalmonella mais adequada em cada situação, observando mercado, custo, segurança e efetividade.

Assuntos do Momento

Brasil deverá atingir recorde na produção de aves em 2021
29 de Novembro de 2021
Crescimento

Brasil deverá atingir recorde na produção de aves em 2021

Aumento, de 4,5%, tem relação direta com a queda do poder aquisitivo da população, que passou a procurar proteínas mais baratas

Cuidados essenciais no controle de temperatura dos aviários em dias de calor
01 de Dezembro de 2021
Conteúdo Técnico

Cuidados essenciais no controle de temperatura dos aviários em dias de calor

Oferecer um controle térmico adequado às aves em dias de calor é um dos grandes desafios dos produtores, que precisam observar o comportamento das aves e manter o equilíbrio da temperatura e umidade do ar.

Preços do frango e do boi sobem mais de 40% no ano até setembro
01 de Dezembro de 2021
Mercado Interno

Preços do frango e do boi sobem mais de 40% no ano até setembro

Já o valor pago ao produtor de carne suína avançou 19,7%, segundo o relatório Mercados e Preços Agropecuários

No Paraná, aviários são destruídos durante temporal em Ampére
29 de Novembro de 2021
Vendaval

No Paraná, aviários são destruídos durante temporal em Ampére

No município de Ampére, os estragosmais graves ocorreram na zona rural

Contrabandistas transportam milhões de dólares de carne não regulamentada para a China todos os anos e o governo parece não conseguir impedi-los
30 de Novembro de 2021
Ilegal

Contrabandistas transportam milhões de dólares de carne não regulamentada para a China todos os anos e o governo parece não conseguir impedi-los

Milhares de quilos de carne são contrabandeados por meio de barcos de alta velocidade

Aurora Alimentos é eleita a campeã do prêmio "Melhores do Agronegócio"
01 de Dezembro de 2021
Reconhecimento

Aurora Alimentos é eleita a campeã do prêmio "Melhores do Agronegócio"

Avaliados pela Serasa Experian, resultados que levaram à escolha da cooperativa catarinense levaram em conta dados financeiros e ações de responsabilidade socioambiental

Mais assuntos do momento
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade